Assomada, 26 Nov (Inforpress) – O candidato do grupo independente S-SAT a presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina anunciou hoje que, caso vença as eleições de 01 de Dezembro, vai priorizar a recuperação do emblemático cine-clube, situado no centro da Assomada.
Félix Cardoso, que encabeça a candidatura independente Santa Catarina Sempre e Acima de Tudo (S-SAT), e que escolheu Entre Picos de Reda e Mato Baixo para acções de campanha porta-a-porta, destacou a importância cultural e social que o referido espaço teve outrora para este município santiaguense.
“Vamos recuperar a nosso cine-clube [também conhecido como cinema]. Se repararmos hoje está com ferros e andaimes ali guardado. Vamos recuperar o cinema e ali vai nascer um hotel no centro da cidade para promover o turismo e para servir o concelho”, avançou, em declarações à inforpress.
O candidato explicou que a recuperação do espaço vai fazer parte de um projecto maior, que visa dar uma “nova vida” à cultura e transformar Santa Catarina num polo de conhecimento em parceria com as universidades sedeadas nesse município santiaguense.
Segundo disse, caso vença o pleito, vai lançar concurso público para dar concessão a investidores que já manifestaram interesse para construírem no referido espaço este hotel de referência, e para darem ao município um piso completo para instalação do cinema, que vai servir como palco para eventos culturais, debates e conferências.
“(…) É com base em debates, ideias e discussão de conhecimento que formamos ideias sólidas para governamos o município”, defendeu.
Para o sector da cultura, Cardoso anunciou ainda que a Praça Central de Assomada vai receber uma “grande esplanada central”, que, conforme disse, vai combinar com o Centro Cultural Norberto Tavares (CCNT), que vai passar a ser Casa da Cultura.
“Esta esplanada central vai ter casas de banhos e urinóis para que se tenha condições sanitárias (…). Vai ser uma novidade porque vai funcionar em congregação com CCNT e toda rua pedonal que vai receber quiosques, vai ter comércio, vai receber vida e vai ter dinâmica”, concluiu o líder do movimento independente.
Em Santa Catarina, além de Félix Cardoso (S-SAT), concorrem ao cargo de presidente da câmara, Adelgisa Monteiro (UCID), Armindo Freitas (PAICV) e Jacinto Horta (MpD).
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV obteve o controlo de oito.
FM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar