Assomada, 27 Nov (Inforpress) – A candidata da UCID à presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago fez hoje sérias críticas às condições do mercado municipal, considerando que “não está apto” para receber os comerciantes locais e clama por soluções “urgentes”.
Adelgisa Monteiro e a sua caravana estiveram de visita ao mercado municipal na cidade de Assomada, e à imprensa destacou a necessidade de soluções “urgentes” para revitalizar o mercado, que, a seu ver, apresenta deficiências graves em sua organização e infra-estrutura.
Além das críticas ao espaço de venda, a candidata também se preocupou com as condições de trabalho dos funcionários responsáveis pela limpeza do mercado, que estão laborando sem equipamentos de protecção individual.
“É fundamental que esses funcionários tenham as ferramentas necessárias para garantir um ambiente limpo e seguro”, ressaltou.
Adelgisa Monteiro também condenou a situação actual das casas de banho do mercado, defendendo que os comerciantes e clientes merecem instalações dignas, um espaço adequado para expor seus produtos, longe do sol, terra e vento.
Neste sentido, defendeu que é “essencial” criar um mercado organizado, com barracas adequadas para a conservação dos produtos.
A candidata ainda fez questão de apelar por igualdade de oportunidades para todos os comerciantes, sugerindo que o acesso ao microcrédito deve ser garantido para todos aqueles que desejam investir em seus negócios.
Além da visita ao mercado, a equipa vai visitar na parte de tarde as localidades de Nhagar, onde pretende requalificar o Gimno Desportivo, entre outras intervenções.
Pretende também ir a Boa Entradinha e Pau Verde, localidades cujas promessas passam pela melhoria da iluminação pública e dos serviços de saúde, mas também serviços educativos, como jardim de infância e intervenções em outras infra-estruturas.
Em suas declarações, a candidata criticou os partidos no poder, afirmando que tanto o MpD quanto o PAICV falharam em oferecer alternativas viáveis para os munícipes, considerando que “não é mais confiável votar nesses partidos”.
Na corrida pela presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina, Adelgisa Monteiro representa a UCID, enfrentando Armindo Freitas (PAICV), Jacinto Horta (MpD) e Félix Cardoso (S-SAT).
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV obteve o controlo de oito.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar