Autárquicas 2024/Santa Catarina: Candidata da UCID culpa MpD e PAICV pelo estado de abandono de localidades próximas do centro da cidade

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Santa Catarina: Candidata da UCID culpa MpD e PAICV pelo estado de abandono de localidades próximas do centro da cidade
26/11/24 - 04:26 pm

Assomada, 26 Nov (Inforpress) – A candidata da UCID à presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago manifestou hoje preocupação com o estado de abandono em que encontram várias localidades nas proximidades do centro da cidade.

Adelgisa Monteiro e a sua caravana estiveram de visita às comunidades como Achada Galego, Achada Gomes, Viúva, Suruguma e Pedra Barro, onde “culpou” o MpD e o PAICV pelo estado de abandono em que se encontram essas localidades, defendendo que caso cada um tivesse feito o mínimo possível a situação dessas zonas seria diferente hoje.

“A realidade de abandono e descaso por parte dos partidos ´Ventoinha´ e ´Estrela Negra´ é inegável. As condições de vida das comunidades não podem continuar a decair. É hora de mudar”, afirmou a candidata.

Ademais, Adelgisa Monteiro destacou que a UCID apresenta soluções concretas, como um projecto de desencravamento para melhorar o acesso, a implementação de uma rede de água domiciliária e melhorias na iluminação pública.

A candidata também enfatizou a importância de oferecer oportunidades para mulheres e jovens, através de um fundo de financiamento que estimule a criação de negócios, seja na agricultura, pecuária ou outras áreas que geram rendimentos.

Entre as preocupações levantadas, a reabilitação do jardim infantil de Achada Gomes ganhou destaque, com a candidata clamando pela urgência na construção de casas de banho e a extensão da rede de água até à infraestrutura.

Na área de saneamento, Monteiro afirmou que, além do projecto de uma incineradora municipal, será necessário implementar uma campanha de limpeza para remover lixo acumulado nessas comunidades.

Adelgisa Monteiro não hesitou em responsabilizar os partidos tradicionais pelo estado actual das localidades, enfatizando que se houvesse um comprometimento minimamente eficaz, a situação seria distinta.

“Os munícipes devem estar cientes de que MpD e PAICV não são uma opção. A UCID é a verdadeira alternativa para um futuro melhor”, concluiu Adelgisa Monteiro, convocando a população a confiar na sua proposta de mudança e desenvolvimento.

Na corrida pela presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina, Adelgisa Monteiro representa a UCID, enfrentando Armindo Freitas (PAICV), Jacinto Horta (MpD) e Félix Cardoso (S-SAT).

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV obteve o controle de oito.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar