Autárquicas 2024/Ribeira Grande: Lucas Lima propõe inovar na gestão da água e melhorar infraestruturas nas zonas rurais

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Ribeira Grande: Lucas Lima propõe inovar na gestão da água e melhorar infraestruturas nas zonas rurais
26/11/24 - 12:35 pm

Ribeira Grande, 26 Nov (Inforpress) - O candidato da UCID à presidência da Câmara Municipal da Ribeira Grande, em Santo Antão, propôs, na segunda-feira, 25, inovar na gestão da água e melhorar infraestruturas nas zonas rurais para reduzir custos para os agricultores.

Em declarações à imprensa, Lucas Lima sugeriu transformar os tanques de água já existentes nas zonas rurais em cisternas, uma solução que, segundo o candidato, permitirá não só uma melhor utilização da água disponível, mas também trará benefícios económicos e ambientais.

“A nossa proposta é transformar os tanques em reservatórios de água e colocar um contador. Isso permitiria poupar mais água, recuperar terrenos e aumentar a produção agrícola. A ideia é aproveitar a verba destinada à construção de cisternas para financiar essa transformação”, explicou.

Com a implementação desta proposta, segundo o candidato, os agricultores não precisariam de investir na construção de cisternas próprias, uma vez que os tanques existentes seriam adaptados para armazenar água de forma mais eficiente.

Além disso, Lucas Lima propôs um investimento em infraestrutura, com especial enfoque na melhoria do acesso à localidade de Fajã Domingas Benta, no vale da Ribeira da Torre.

Esta é uma área com “grande potencial agrícola”, mas que enfrenta “desafios logísticos” devido à “falta de acesso adequado”.

Lucas Lima disse acreditar que a construção de uma estrada até à localidade é viável e que o apoio dos proprietários de terrenos será fundamental para que o projeto seja bem-sucedido.

“Tenho a certeza de que, se a câmara municipal, liderada pela UCID, apresentar um projeto para levar a estrada até lá, os proprietários não irão recusar ceder os seus terrenos. Se formos eleitos, vamos reunir com a população da Fajã Domingas Benta e estudar a melhor forma de levar a estrada até lá, pois é uma zona linda e que merece cuidados", salientou.

Na corrida à presidência da Câmara Municipal da Ribeira Grande concorrem Lucas Lima (UCID), Maria Teresa (PAICV) e Armindo Luz (MpD).

Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) elegeu oito presidentes de câmara.

LFS/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar