Autárquicas 2024/Ribeira Grande: Candidato da UCID quer desenvolvimento focado nas raízes agrícolas do concelho

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Ribeira Grande: Candidato da UCID quer desenvolvimento focado nas raízes agrícolas do concelho
19/11/24 - 01:09 pm

Ribeira Grande, 19 Nov (Inforpress) – O candidato da UCID à presidente a câmara da Ribeira Grande reforçou hoje a importância de um desenvolvimento sustentável que respeite as características naturais e a realidade económica do concelho.

Em declarações à Inforpress, Lucas Lima destacou a beleza do concelho e apontou as riquezas naturais como base para um modelo de crescimento económico que passe pela agricultura, cultura e preservação dos recursos naturais.

"Com a beleza da Ribeira Grande, nós podemos criar rendimentos, nós podemos fazer cultura. Este é o meu pensamento e o pensamento de cada um dos candidatos das nossas listas. Governar de acordo com a realidade do concelho", afirmou.

O candidato indicou as principais riquezas da Ribeira Grande, mencionando as rochas, as encostas, as achadas, as ribeiras e a água, que, segundo ele, são fundamentais para o desenvolvimento agrícola da região.

"Esta é a nossa raiz. Portanto, um concelho eminentemente agrícola, mas também somos o mar e tudo o que ele nos dá, de Ponta do Sol à Cruzinha, sem esquecer a Sinagoga", disse Lucas Lima, reforçando que, além da agricultura, o mar também tem um papel crucial na economia local.

Outrossim, o candidato criticou o actual modelo de gestão que, segundo ele, tem “negligenciado” as necessidades das populações do interior.

"Uma sociedade que é administrada, cujo desenvolvimento é planificado de costas voltadas para a sua realidade, está condenada ao fracasso, está condenada ao desaparecimento", alertou.

Para Lucas Lima, o foco das políticas públicas deve ser a realidade do campo e as necessidades dos trabalhadores rurais, que, conforme disse, se sentem ignorados pelos políticos.

"O sentimento que nos une é o de construir um projecto de desenvolvimento que esteja em sintonia com a realidade da nossa terra. Ribeira Grande não pode seguir o mesmo caminho das áreas urbanas, somos um concelho eminentemente agrícola. Esta é a nossa realidade e esta deve ser a fonte principal do nosso rendimento", concluiu.

Na corrida à presidência da Câmara Municipal da Ribeira Grande concorrem Lucas Lima (UCID), Armindo Luz (MpD), e Maria Teresa (PAICV).

Nas eleições de 2020 o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV elegeu oito presidentes de câmara.

LFS/AA

Inforpress/Fim

Partilhar