Cidade da Praia, 25 Nov. (Inforpress) – A candidatura da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), na corrida à Câmara Municipal da Praia, defendeu hoje a criação de lotes urbanizados pela autarquia, para erradicar construções clandestinas nos bairros do município.
Juceliano Vieira, líder da candidatura “Trabalhar, Servir Melhor Praia” manifestou esta preocupação à Inforpress durante a sua visita ao bairro de São Filipe, Zona Norte do município, onde criticou a proliferação das casas clandestinas surgidas nas ribeiras e encostas, o que terá consequências em épocas de chuvas, com invasão das cheias às casas.
Por outro lado, criticou a falta de fiscalização, pois declarou ser contra a destruição das casas clandestinas, “um investimento das pessoas”, apontando a criação de lotes em lugares organizados pela autarquia de forma a colocá-los à disposição dos munícipes como alternativa viável para estancar o surgimento de bairros clandestinos.
“Nós exortamos a todas as pessoas a uma mudança de consciência e de atitude, e que votem no partido que lhe proporcione uma oportunidade para usufruírem de uma habitação digna em lugares dignos e não andarem de ribeiras em ribeiras na construção de casas”, relatou.
O candidato dos cristãos democráticos mostrou-se apreensivo com “a construção das barracas no leito das ribeiras, com famílias habitadas nestas circunstâncias”, alertando para o perigo das cheias à noite em tempo de chuvas, o que, observou, cria uma série dificuldade aos meios de socorro.
A UCID, esclareceu, promete ser uma câmara focada em fazer diferente, almeja conceder lotes às pessoas que, efectivamente, necessitam, “urbanizar os terrenos e zonas, atempadamente, para que todas as pessoas possam viver com dignidade”.
A equipa da UCID continua em acções de campanhas durante toda esta segunda-feira no bairro de São Filipe, com o propósito de convencer este é que uma das localidades mais populosas do município, a votar na sua candidatura como alternativa capaz de alavancar o desenvolvimento do concelho da Praia.
Na Praia, concorrem ao cargo para presidente da câmara Francisco Carvalho (PAICV), Abraão Vicente (MpD), Romeu de Lurdes (PTS) e Juceliano Vieira (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
SR/JMV
Inforpress/fim
Partilhar