Autárquicas 2024/Praia: Francisco Carvalho promete equipar polidesportivos e edifícios municipais com energias renováveis

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Praia: Francisco Carvalho promete equipar polidesportivos e edifícios municipais com energias renováveis
26/11/24 - 03:11 pm

Cidade da Praia, 26 Nov (Inforpress) – O aspirante do PAICV à câmara da Praia, na corrida às próximas autárquicas, prometeu hoje em Tira Chapéu equipar os polidesportivos e edifícios municipais com energias renováveis e construir 20 estátuas para homenagear a mulher.

Relativamente à aposta em energias renováveis, Francisco Carvalho disse que isto implica a eliminação das taxas de entradas nos polidesportivos, pelo que almeja, se for reeleito, equipar todos os edifícios municipais com energias renováveis. 

O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) disse que a sua equipa equipou com energias renováveis a praça Alexandre Albuquerque e o Mercado Municipal, todos no Plateau, a Escola, o campo e Casa para Todos de Ponta d’Água de entre outras infra-estruturas.

Esta prática, avançou, poderia ser perfeitamente adoptada no país para evitar a alta do preço da energia eléctrica, e considerou o “roubo de energia o fruto de uma governação surreal, de um governo desnorteado que estipula um preço incomportável pelo povo”.

Francisco Carvalho, por outro lado,  deu a garantia de homenagear mulheres, numa conversa aberta com a conhecida invisual Nha Balila, tendo posteriormente revelado à imprensa que a iniciativa enquadra-se num projecto iniciado na autarquia para homenagear 20 mulheres que contribuíram para a construção da democracia na Praia e Cabo Verde. 

Ainda nesta localidade, Carvalho defendeu o sentido de Estado para que a cidade da Praia seja dotada do Estatuto Especial, alegando que a “população da Praia vai penalizar quem for contra Praia”, e disse estar esperançoso de que “o MpD vá adoptar uma nova postura, focada em proposta”.

“O MpD tem um percurso que começou com abraço, liberdade e democracia de forma equilibrada, mas hoje temos na liderança do MpD uma facção violenta, anti democrática, radical e extremista da direita. É normal, dinâmicas internas no partido levam extremista a ascender ao poder. Agora enquanto actores políticos temos a responsabilidade de alertar as pessoas”, vincou. 

O PAICV realiza na noite de hoje o seu primeiro “Grande Comício”, na Vila Nova.

Na Praia, concorrem ao cargo de presidente da câmara Francisco Carvalho (PAICV), Abraão Vicente (MpD), Romeu di Lurdes (PTS) e Juceliano Vieira (UCID).

Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar