
Cidade da Praia, 18 Nov (Inforpress) - O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) à Câmara Municipal da Praia prometeu hoje criar um “Plano Verde” que vai transformar a Praia numa cidade mais sustentável e com mais qualidade de vida.
A candidatura “Acelerar Praia- devolver o orgulho, construir o futuro”, liderada por Abraão Vicente, esteve na manhã de hoje no Estádio Nacional para plantação de árvores, onde manifestou-se “preocupado” com a questão da sustentabilidade ambiental tendo em conta que Praia tornou-se uma cidade demasiado cinzenta.
"Simboliza que vamos ter um plano verde para a Praia, plantamos hoje aqui 15 coqueiros e 40 árvores de frutos, provavelmente plantamos mais árvores do que o presidente actual ao longo desses 4 anos de mandato com a sua atitude pessoal e política”, apontou.
Segundo disse, trata-se de uma iniciativa verde para purificar e transformar a cidade que está praticamente com cimento e betão armado e mostrar aos praienses a “preocupação” desta candidatura com sustentabilidade ambiental, sendo que Francisco Carvalho desmantelou a equipa verde que trabalhava esta questão.
“Temos estado a ver em todos os bairros, mesmo os mais degradados e os novos em construção famílias sem preocupação de ter árvores, plantas e espaços verdes”, apontou.
Explicou ainda que a iniciativa de plano verde foi proposta pela candidata a presidente da assembleia municipal da Praia para mostrar que a assembleia municipal pode ser muito mais do que um local de debate político onde os orçamentos e planos de actividade vão contar com a participação activa de todos.
Adiantou ainda que o plano verde vai contar do plano de urbanização que contempla arruamento e calcetamento e passeios, prevê aquisição de novos equipamentos e criação de um viveiro municipal de grande extensão para a utilidade da câmara municipal, dos bairros, mas também para venda às famílias que queiram colocar verde nas suas propriedades.
"Basicamente queremos transformar a Praia numa cidade com mais qualidade de vida, mais sustentável que vai agregar também o plano digital e transição energética onde a autarquia vai investir nos próximos tempos na aquisição de carros eléctricos e na construção de novas vias de mobilidade na cidade da Praia”, realçou.
De seguida a caravana ventoinha seguiu para os bairros de Achada Grande Frente e Trás, e Jamaica em contactos porta-a-porta
Na Praia, concorrem ao cargo de presidente da câmara Francisco Carvalho (PAICV), Abraão Vicente (MpD), Romeu de Lurdes (PTS) e Juceliano Vieira (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
AV/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar