Autárquicas 2024/Porto Novo: Aníbal Fonseca quer trabalhar com o Governo para mobilizar mais água para agricultura na Ribeira Fria

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Porto Novo: Aníbal Fonseca quer trabalhar com o Governo para mobilizar mais água para agricultura na Ribeira Fria
28/11/24 - 03:30 pm

Porto Novo, 28 Nov (Inforpress) – O candidato do MpD a presidente da Câmara Municipal do Porto Novo prometeu trabalhar com o Governo para a prospecção de água subterrânea no vale da Ribeira Fria, aumentando assim a disponibilidade de água para agricultura.

Aníbal Fonseca, que esteve quarta-feira em contactos com os eleitores na Ribeira Fria, destacou a importância desse vale agrícola para a economia do Porto Novo, sendo este vale o maior produtor do tomate da ilha de Santo Antão, onde pretende continuar com os investimentos na agricultura, caso vença as eleições.

 O candidato do Movimento para a Democracia, que concorre a um terceiro mandato, avançou que está em vias de implementação a estrada para Ribeira Fria, propondo, para o próximo mandato, trabalhar com o Governo para a execução de um furo de prospecção de água nessa localidade.

A proposta é criar um perímetro agrícola destinado aos jovens locais, avançou. 

“Vamos trabalhar para aumentar a disponibilidade de água e criar o projecto agrícola para os jovens da Ribeira Fria”, sublinhou Aníbal Fonseca, que prometeu “uma Ribeira Fria desencravada, com mais desenvolvimento, com mais agricultura e com possibilidade de emprego para os jovens”.

Ainda na Ribeira Fria, o candidato do MpD à presidência da autarquia porto-novense se comprometeu a melhorar os caminhos vicinais para potenciar o turismo local.

Aníbal Fonseca falou de “projectos determinantes” para o futuro do Porto Novo, designadamente os projectos no domínio da agricultura, como é o caso da dessalinização de água para a agricultura em Gamboeza, sob a responsabilidade do Governo.

Com este projecto, financiado no âmbito da cooperação húngara, este candidato perspectiva ainda a criação de um perímetro agrícola destinado aos jovens da localidade de Lajedos.

Aníbal Fonseca prometeu “melhorias dias” para a agricultura em outras localidades, designadamente em Casa de Meio, Ribeira dos Bodes, Ribeira das Patas e na Ribeira da Cruz (Morro Cavalo) com a prospecção de água, pretendendo “promover junto do Governo” a execução de furos nessas localidades.     

No município do Porto Novo concorrem ao cargo de presidente da câmara municipal Aníbal Fonseca (MpD), Elisa Pinheiro (PAICV) e José Graça (UCID).

Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar