Autárquicas 2024/Brava: Amândio Brito promete revitalizar Baleia com foco no desenvolvimento local e inclusão social

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Brava: Amândio Brito promete revitalizar Baleia com foco no desenvolvimento local e inclusão social
27/11/24 - 12:45 pm

Nova Sintra, 27 Nov (Inforpress) – O candidato do PAICV à Câmara Municipal da Brava, Amândio Brito, comprometeu-se, esta terça-feira, 26, com um plano de revitalização da localidade de Baleia a começar pela melhoria do caminho de acesso.

Em declarações à imprensa na localidade de Baleia, Amândio Brito explicou que esta iniciativa visa enfrentar desafios históricos de acesso, habitação e infra-estrutura, promovendo maior inclusão social.

De acordo com o candidato do PAICV, Baleia, outrora uma área densamente habitada, enfrenta actualmente uma significativa redução populacional e desafios de mobilidade.

"Nosso objectivo é chegar onde há pessoas, por isso estamos aqui. Propomos melhorar os caminhos de acesso entre Mato Grande e Baleia, para garantir que essa comunidade não continue isolada", afirmou.

Além da melhoria dos acessos, o programa do PAICV prevê a requalificação do Centro Comunitário de Baleia, transformando-o num espaço multifuncional com acesso gratuito à internet e potencial para servir como local de convívio, troca de informações e promoção de acções de sensibilização. 

Outro destaque é a reabilitação da placa desportiva da localidade, construída anteriormente com o apoio do Ministério da Educação, quando o candidato actuava como delegado de Educação. 

No sector habitacional, o candidato do PAICV garantiu que as intervenções serão realizadas com foco na melhoria das condições de vida da população local. 

Brito destacou a prioridade de empregar trabalhadores residentes em Baleia e Mato Grande nos projectos de construção e reparação, evitando a necessidade de mão de obra externa.

"Queremos que os trabalhos sejam realizados por quem vive aqui. Isso não apenas valoriza a mão de obra local, mas também assegura que os ganhos económicos permaneçam na comunidade", sublinhou.

O candidato do PAICV enfatizou a importância de criar condições de trabalho que permitam aos moradores não apenas subsistirem, mas prosperarem. 

"Nos nossos percursos pela ilha, percebemos que muitas famílias não conseguem ter três refeições por dia. Nossa meta é criar oportunidades que lhes assegurem melhores condições de vida", concluiu.

Na corrida à presidência da Câmara Municipal da Brava concorrem Amândio Brito (PAICV) e Francisco Tavares (MpD).

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV elegeu oito presidentes de câmara.

TC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar