Sal Rei, 27 Nov (Inforpress) – O candidato do PAICV à Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, acusou hoje o Governo de “não ter apoiado na implementação do plano sanitário” que inclui a rede de esgotos e melhoria da lixeira municipal.
Cláudio Mendonça começou por dizer que a lixeira municipal é um “aterro controlado” e vedado, admitiu ser inadequado, mas disse que tem dado tratamento específico evitando fazer queimas nocivas para o ambiente.
“Nosso objectivo não é criar uma lixeira desse tipo, mas desde que entramos, falamos e continuamos a insistir na implementação do plano sanitário da Boa Vista. Procuramos o Ministério da Agricultura e Ambiente, para socializar o plano porque é um custo enorme, ainda não temos a boa vontade do Governo para implementar esse projecto”, afirmou Cláudio Mendonça.
O candidato disse que recorreram a parcerias internacionais para conseguir apoio, e que para isso solicitaram uma carta de conforto do Estado para que o financiamento fosse dado, mas como os financiamentos normalmente são via o Estado para chegar no município, “o documento foi entregue tarde”, e o projecto não foi para a frente.
Mendonça indicou que na altura só o orçamento do aterro com máquinas, equipamentos, manobradores, e especialistas ligados ao aterro, custava cerca de meio milhão, entretanto garante que continuam a lutar para implementar o plano sanitário de Sal Rei.
Na sua plataforma, o PAICV propõe diligenciar junto do Governo uma rede de esgoto e drenagem da água da chuva, implementar um sistema mais eficaz de recolha e tratamento do lixo, promover a arborização e espaços verdes, implementar plano de educação ambiental e sanitária.
Na Boa Vista, concorrem ao cargo de presidente da câmara Cláudio Mendonça (PAICV), João Spencer (MpD), e Valdir Monteiro (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
MGL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar