Sal Rei, 26 Nov (Inforpress) – O candidato do MpD à Câmara Municipal da Boa Vista, João Spencer, prometeu hoje criar um centro de excelência profissional na ilha para capacitar jovens para o crescente mercado de trabalho.
Em declarações à imprensa, João Spencer destacou a importância da formação profissional, afirmando ser “um dos principais pilares” da sua candidatura, visando o desenvolvimento da Boa Vista, que, segundo disse, prevê duplicar” a sua capacidade turística nos próximos anos.
“Vamos criar um centro de excelência profissional para trazer grandes instituições de formação profissional que já existem em Cabe Verde, nomeadamente a Escola de Hotelaria e Turismo, para ter uma representação base na Boa Vista, para que as pessoas não tenham de sair da Boa Vista para ir fazer um curso na Praia”, afirmou João Spencer.
O candidato anunciou que começará a trabalhar no processo já a partir do dia 02 de Dezembro, claro está, se ganhar as eleições.
A finalidade de criação do centro de excelência em formação profissional será exactamente para cobrir o mercado e preparar os jovens de toda Boa Vista para serem “bons profissionais.
Além da hotelaria e turismo, Spencer também mencionou a necessidade de formar profissionais em outras áreas, como canalização, energias renováveis, contabilidade, electricidade, porque, enfatiza, “a ilha precisa de mão-de-obra” e o “turismo rima de educação e formação profissional”.
Alem do centro de excelência em formação profissional, a plataforma da candidatura ainda prevê um programa municipal de estágio profissional, reforço das competências técnicas dos jovens, apoio no acesso ao ensino superior, com atribuição de vagas e bolsas de estudo.
Na Boa Vista, concorrem ao cargo de presidente da câmara João Spencer (MpD), Cláudio Mendonça (PAICV), e Valdir Monteiro (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
MGL/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar