
Assomada, 28 Mai (Inforpress) – O projecto Zé Luís Solidário entregou hoje uma doação à Associação Acreditar, em Assomada, destinada ao apoio de crianças e jovens com necessidades especiais.
A doação em cerca de 50 mil escudos, inclui alimentos, produtos de higiene, fraldas, toalhitas produtos de limpeza e reforço na alimentação saudável das crianças acompanhadas pela associação, que assinala quatro anos de existência e dois anos de funcionamento do centro de acolhimento.
Durante o acto, Zé Luís destacou que a iniciativa surge da necessidade de apoiar instituições que trabalham diariamente com crianças especiais e famílias em situação de vulnerabilidade.
Segundo Zé Luís, muitas famílias enfrentam dificuldades para garantir cuidados básicos, sobretudo devido ao elevado consumo de fraldas e alimentação adequada que estas crianças necessitam.
Aproveitou ainda para lançar um apelo às associações sociais existentes nas diferentes ilhas e concelhos do país para estabelecerem contacto com o projecto, de forma a permitir futuras parcerias e apoios.
Por sua vez, a presidente da Associação Acreditar, Ilisia Varela, mostrou-se emocionada e agradecida pelo gesto, considerando que a doação representa um “reforço importante” para o funcionamento do centro.
“É um gesto simbólico, mas muito grande para nós, porque trabalhamos com crianças cujos pais, na maioria dos casos, têm baixa renda e muitas necessidades”, disse.
Ilisia Varela explicou que a associação acompanha actualmente 85 crianças e jovens, embora o centro tenha capacidade para acolher apenas 20 utentes em permanência.
Apesar das limitações, assegurou que a instituição mantém as portas abertas para apoiar famílias em actividades recreativas, comemorativas e de inclusão social.
Já o vereador da Juventude, Emprego, Formação Profissional e Inclusão da Câmara Municipal de Santa Catarina, Carlos Pereira, considerou que a doação vem reforçar o trabalho desenvolvido pela associação e ajudar a enfrentar os desafios do centro.
Segundo o autarca, a Câmara Municipal tem colaborado mensalmente com a instituição, incluindo o apoio de cinco funcionários municipais, mas reconheceu que os desafios continuam a ser grandes.
Carlos Pereira garantiu ainda que a edilidade vai continuar a mobilizar parceiros e recursos para apoiar o funcionamento da associação e melhorar a resposta às crianças e jovens com necessidades especiais.
DV/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar