Cidade da Praia, 18 Set (Inforpress) – A vice-presidente e coordenadora do programa marinho da Associação Cabo-verdiana de Ecoturismo (ECOCV) mostrou-se hoje “satisfeita” com a organização da III Conferência Internacional do Turismo Rural e Natureza, que acontece esta sexta-feira, 19, no município de São Lourenço dos Órgãos.
Em declarações à Inforpress, Edita Magilevicinte, sublinhou que este evento é “muito importante” porque vários parceiros e “stakeholders” que trabalham no sector do turismo e ecoturismo terão a oportunidade para trocarem experiências e perpectivar o futuro sobre esta área.
Disse ainda que este tema “Turismo Rural e Natureza” é “muito relevante” e ser discutida numa ilha que tem um turismo rural, ambiental e de natureza com foco especialmente nas comunidades rurais vai contribuir para o desenvolvimento do mesmo.
Para que esta área tenha mais impacto, assegurou que é preciso trabalhar para ultrapassar alguns desafios que ainda persistem, incluindo a criação de infra-estruturas e gestão de tratamento dos lixos e resíduos que permitam mais atracção para recepção de visitantes e viajantes.
Por outro lado, acrescentou que a criação de incentivos, oportunidades nas comunidades rurais, capacitação da população com benefícios financeiros, marketing e promoção dos destinos é uma mais valia para o desenvolvimento do Turismo Rural e Natureza na ilha de Santiago.
“A ilha de Santiago é incrível, tem variedades de habitat e ecossistema marinho, costeira e terrestre”, frisou, Edita Magilevicinte.
Neste momento avançou que esta associação tem em curso dois projectos que estão a ser desenvolvidos na freguesia de Nossa Senhora da Luz, no município de São de Domingos, na ilha de Santiago, e que o mesmo será apresentado durante esta conferência.
A vice-presidente e coordenadora do programa marinho da Associação Cabo-verdiana de Ecoturismo salientou que estão expectantes que o evento vai ser enriquecedor, com partilha de experiências e projectos para o futuro.
DG/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar