
Cidade das Pombas, 26 Nov (Inforpress) – A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) propõe a transformação de Santa Isabel, no Paul, numa aldeia turística que permita a fixação da população, nomeadamente os jovens, caso for eleito a 01 de Dezembro, nas eleições autárquicas.
A solução apontada pelo o candidato à câmara municipal, Anilton Fernandes, em declarações à Inforpress, prevê a parceria com os donos e utilização das casas abandonadas.
A localidade de Santa Isabel tem vindo a perder população que vai para outras cidades e ilhas, pelo que a maior parte dos que permanecem são os mais velhos, caso que preocupa a UCID.
“Poderíamos recuperar aquelas casinhas abandonadas, armá-las, por exemplo, de madeira e cobri-las com a palha, de forma a transformar Santa Isabel nessa aldeia turística e fixar os jovens”, apontou o candidato.
A ideia do partido no Paul é levar de volta à Santa Isabel os jovens que saíram da localidade para outras de Santo Antão e dar-lhes a possibilidade de ter um auto emprego ligado ao turismo.
As casas, segundo o candidato dos democratas-cristãos, poderiam servir de acolhimento e restaurantes, e os jovens de guia, na ideia do aspirante a presidente da câmara municipal local.
Outra reivindicação de Anilton Fernandes consiste na recuperação do museu da Rota do Café, “abandonado”, no sentido de incentivar os produtores a retomar a ideia do café, já que Santa Isabel foi considerada “um dos maiores produtores do café”, em termos de qualidade.
Além disso, a UCID promete que se for eleita, vai lutar para ter pelo menos um médico e enfermeiro na região de uma a duas vezes por semana e, ainda, trabalhar na melhoria no acesso e reconfiguração dos caminhos vicinais.
No Paul concorrem ao cargo de presidente da câmara municipal Adilson Fernandes (MpD), Anilton Fernandes (UCID) e Hilarino da Luz (PAICV).
Nas eleições de 2020 o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.
SN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar