
Mindelo, 05 Mai (Inforpress) – O cabeça-de-lista da UCID por São Vicente às legislativas de 17 de Maio propôs elevar o salário mínimo para 31 mil escudos até 2031 e actualizar anualmente a pensão social conforme a inflação.
João Luís, que é também presidente da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), falava na segunda-feira à noite, durante um comício na zona piscatória de São Pedro, na ilha de São Vicente.
Segundo o candidato, o Governo projecta elevar o salário mínimo nacional para 25 mil escudos em 2027, mas defendeu que “Cabo Verde tem condições” de atingir esse valor ainda este ano, permitindo aumentos progressivos ao longo da legislatura.
“E com a actualização de mil escudos todos os anos, até ao fim da legislatura que se iniciará a 17 de Maio e terminará em 2031, significa que teremos um salário mínimo de 31 mil escudos”, afirmou.
De acordo com João Luís, a meta inclui também fixar a pensão social em oito mil escudos, com actualizações indexadas à taxa de inflação.
O candidato acrescentou que o partido pretende ainda promover aumentos salariais para rendimentos médios e altos, caso venha a ter maior expressão parlamentar.
Sobre São Pedro, disse ter constatado situações de pobreza, dificuldades no acesso à água e à saúde, ausência de rede de esgoto e habitações degradadas, quadro que considerou extensivo a outras zonas do país.
“São Pedro é uma das zonas abandonadas pelo poder local e pelo Governo”, afirmou.
João Luís indicou ainda que pretende implementar medidas para reabilitar habitações antigas e melhorar as condições para a actividade piscatória, incluindo conservação do pescado, reiterando que a UCID não é contra acordos de pesca com a União Europeia.
No âmbito da campanha, o candidato realizou hoje acções de porta-a-porta na zona de Calhau, onde voltou a apelar ao voto para “equilibrar o parlamento”, estando previsto um comício à noite em Ribeira Bote.
Às legislativas de 17 de Maio concorrem cinco partidos - PAICV, MpD, UCID, PTS e PP - aos 72 mandatos de deputados, distribuídos por 13 círculos eleitorais, dez no território nacional e três na diáspora.
As últimas legislativas realizaram-se a 18 de Abril de 2021, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 38 deputados, contra 30 do PAICV e quatro da UCID.
CD/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar