Primeiro-ministro realça papel da formação profissional na criação de oportunidades para jovens em Cabo Verde

Inicio | Economia
Primeiro-ministro realça papel da formação profissional na criação de oportunidades para jovens em Cabo Verde
12/04/26 - 10:08 pm

Cidade da Praia, 12 Abr (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, destacou hoje, na cidade da Praia, o papel determinante da formação profissional, do empreendedorismo e dos estágios profissionais na criação de oportunidades para os jovens.

Ulisses Correia e Silva fez estas considerações no âmbito de uma conversa aberta com jovens da zona de Ponta D’Água, na cidade da Praia.

No final do encontro, o chefe do Governo sublinhou que os testemunhos apresentados pelos próprios jovens foram “mais relevantes” do que qualquer intervenção institucional.

Segundo afirmou, trata-se de exemplos de jovens que souberam aproveitar as oportunidades disponíveis para se qualificarem, criarem os seus próprios negócios e alcançarem resultados concretos.

Ulisses Correia e Silva destacou ainda a atitude positiva e resiliente destes jovens, salientando que “têm vontade, acreditam e fazem acontecer”.

Edna Andrade, que realizou formação profissional na área de pastelaria e cozinha, deu o seu depoimento durante o evento e disse que hoje se sente realizada, tendo o seu próprio negócio em casa, mas que pretende, futuramente, ter o seu próprio ateliê para se dedicar ao que mais gosta.

Já Euclides de Pina, empreendedor na área da peixaria, afirmou que graças a alguns incentivos hoje consegue assegurar o sustento da família.

“Hoje, vendo peixe todos os dias para pessoas que entram em contacto comigo directamente”, disse Euclides.

Rita Rodrigues, outra jovem que beneficiou de formação profissional na área de climatização, sublinhou a importância da formação na vida dos jovens, pois, justificou, esta será determinante para o futuro que deseja construir.

Lembrou ainda que se trata de uma área com grande procura no mercado de trabalho, pelo que o seu objectivo é, posteriormente, criar o seu próprio negócio.

Rita Gonçalves acrescentou que as políticas públicas de apoio aos jovens no país são acessíveis, desde que se tenha força de vontade e se acredite na capacidade de alcançar objectivos.

JBR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar