Legislativas 2026: PAICV renova 70% das listas e aposta em independentes e mulheres

Inicio | Política
Legislativas 2026: PAICV renova 70% das listas e aposta em independentes e mulheres
07/04/26 - 07:54 pm

Cidade da Praia, 07 Abr (Inforpress) - O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) anunciou hoje uma renovação de cerca de 70% nas suas listas de candidatos às eleições legislativas de 17 de Maio, integrando independentes e cinco mulheres como cabeças de lista.

Em conferência de imprensa na capital, o secretário-geral do partido, Vladmir Silves Ferreira, adiantou que as listas são diversificadas e compostas por profissionais com "preparação académica sólida", prontos para servir o país com responsabilidade.

“Comparando com a actual legislatura, as listas têm no seu todo mais de 70% de novas caras. Há uma grande renovação que dá garantias de que o país vai melhorar com o PAICV”, precisou o dirigente, sublinhando que o partido cumpriu integralmente a Lei da Paridade.

“Nós conseguimos na nossa lista harmonizar a juventude com a experiência, reunir pessoas com um percurso sólido e conhecimento acumulado, ao lado de novas vozes, novas ideias e uma nova energia, renovada”, apontou.

Para o secretário-geral do PAICV, esta combinação dá confiança para enfrentar os desafios do presente e construir soluções para o futuro.

Vladmir Silves Ferreira destacou que seis dos 13 cabeças de lista são estreantes em candidaturas parlamentares, o que demonstra a capacidade de atrair novos quadros.

“Ela [a lista] nasce dos anseios profundos da nossa população, anseios por mudanças, por mais oportunidades, por um país que funcione melhor para todos”, precisou Silves Ferreira que considerou que os cabo-verdianos querem respostas concretas para os seus anseios.

Questionado sobre a ausência de nomes influentes na bancada parlamentar, como Démis Almeida, João Baptista Pereira, ou Fidel Cardoso de Pina, o secretário-geral classificou o processo como "natural", comparando a participação partidária a um "jogo de estafeta" onde a renovação é permanente.

“Temos uma lista suficientemente capaz e diversificada em relação aos quais os cabo-verdianos têm condições para se sentirem representados”, apontou, destacando a inclusão de candidatos independentes nos círculos de Santiago Sul e São Vicente.

Para Vladmir Silves Ferreira, agora é o momento de mobilizar, unir forças, e de acreditar que é possível fazer melhor a partir do dia 17 de Maio.

Nas legislativas de 17 de Maio estarão em disputa 72 lugares na Assembleia Nacional. O prazo para a formalização das candidaturas nos tribunais termina hoje, 07 de Abril.

Lista dos cabeças de lista do PAICV:

São Vicente – João do Carmo Brito

Santiago Sul – Francisco de Carvalho

Santiago Norte – João António Furtado Brito

Santo Antão – Rosa Rocha  

São Nicolau – Magui Almeida Silva  

Sal – Carlos Monteiro  

Fogo – Luís Nunes de Pina  

Brava – Clóvis Silva

Boa Vista – Marizia Oliveira

Maio – Adelaide de Brito

Diáspora:

África – Gisele Lopes  

Américas – Alberto Rodrigues

Europa e Resto do Mundo – Francisco Pereira.

AV/CP

Inforpress/Fim

Partilhar