Ulisses Correia e Silva lança obras em Longueira e entrega habitações sociais em João Teves

Inicio | Política
Ulisses Correia e Silva lança obras em Longueira e entrega habitações sociais em João Teves
12/03/26 - 07:27 pm

João Teves, 12 Mar (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, cumpriu hoje uma agenda de trabalho em São Lourenço dos Órgãos, marcada por inaugurações de infraestruturas, lançamento de obras e entrega de habitações sociais.

A visita do chefe do Governo iniciou-se com a inauguração da requalificação do acesso ao Jardim Botânico e dos arredores do Polivalente de São Jorge, intervenções destinadas a melhorar os espaços públicos e as condições de circulação e convívio da população.

No decurso da agenda, o primeiro-ministro procedeu ainda ao lançamento das obras de requalificação da aldeia de Longueira, inseridas no programa de valorização turística e ambiental das aldeias rurais.

Em declarações à imprensa, Ulisses Correia e Silva destacou que o projecto é particularmente relevante, uma vez que já existe na localidade um grupo de mulheres que recebe turistas nas suas próprias casas, no âmbito de uma parceria com a Cáritas.

Segundo explicou, o Governo vai investir cerca de 15 mil contos para melhorar as condições das habitações, incluindo obras de pintura, acabamento, melhoria das condições sanitárias e dos acessos, permitindo transformar esta atividade numa oferta turística mais estruturada e permanente.

As intervenções previstas contemplam ainda a reabilitação de moradias, construção de casas de banho, reboco e pintura de fachadas, melhoria da acessibilidade, construção de quartos para fins turísticos e edificação de um miradouro em Pedra Nova.

A obra é financiada pelo Governo de Cabo Verde, através do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo e do Ministério da Agricultura e Ambiente, com um prazo de execução estimado em três meses.

Ainda no âmbito da agenda, o primeiro-ministro inaugurou 12 habitações sociais em João Teves, reforçando, segundo afirmou, o compromisso do Governo em garantir acesso à habitação digna para famílias com menos recursos.

Ulisses Correia e Silva explicou que o modelo adotado se baseia na renda resolúvel, permitindo que as famílias paguem uma prestação acessível até adquirirem a propriedade da casa, solução que tem contribuído para melhorar as condições de vida de várias famílias.

O governante destacou igualmente as medidas de apoio à juventude no acesso ao crédito à habitação, nomeadamente a forte bonificação das taxas de juro e a garantia do Estado para cobrir a entrada exigida pelos bancos, facilitando assim a aquisição ou construção da casa própria.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar