
Cidade da Praia, 11 Mar (Inforpress) – A presidente do conselho de administração da Emprofac afirmou hoje que o envelhecimento da população em Cabo Verde exige respostas integradas e uma reflexão mais aprofundada sobre políticas públicas, modelos de cuidado e promoção de um envelhecimento saudável.
Na sessão de abertura da palestra subordinada ao tema “Envelhecer Saudável”, realizada na cidade da Praia, Sara Pereira destacou que as transformações demográficas colocam novos desafios à sociedade cabo-verdiana, mas também oportunidades para repensar a forma como se valoriza cada etapa da vida.
“O envelhecimento da população constitui hoje uma realidade cada vez mais presente nas sociedades contemporâneas e representa simultaneamente um desafio e uma oportunidade para repensarmos as políticas públicas, os modelos de cuidado e a forma como valorizamos todas as etapas da vida”, ressaltou.
Segundo a responsável, mais do que prolongar a vida, é necessário garantir qualidade aos anos vividos, assegurando autonomia, participação social e dignidade às pessoas mais velhas.
Dados do Instituto Nacional de Estatística indicam que, em 2021, cerca de 10 por cento da população cabo-verdiana tinha mais de 60 anos, tendência que deverá aumentar nas próximas décadas.
Neste sentido, Pereira defendeu uma abordagem mais integrada do envelhecimento, que considere não apenas os aspectos clínicos, mas também as dimensões humanas, sociais e emocionais que marcam o percurso de vida das pessoas.
“Cuidar do envelhecimento é, acima de tudo, reconhecer o valor da experiência, da memória e da sabedoria acumuladas ao longo do tempo, bem como o contributo fundamental que as pessoas mais velhas continuam a oferecer às famílias, às comunidades e ao desenvolvimento do nosso país”, sublinhou.
A dirigente acrescentou que a Emprofac tem reforçado o seu compromisso com a promoção da literacia em saúde e a sensibilização da população para temas relevantes de saúde pública.
Neste quadro, informou que a instituição decidiu dedicar o ano de 2026 ao tema do envelhecimento saudável, com uma agenda institucional que prevê, ao longo de cada mês, iniciativas e conteúdos educativos relacionados com esta temática.
A palestra realizada hoje insere-se, segundo explicou, neste esforço de partilha de conhecimento e mobilização colectiva, reunindo especialistas, profissionais de saúde e representantes de diferentes instituições para debater os desafios e as oportunidades associados ao envelhecimento em Cabo Verde.
KF/SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar