
Cidade de Igreja, Mosteiros, 17 Fev (Inforpress) – Os grupos carnavalescos Unidos de Fonsaco e Vindos do Vulcão, do município dos Mosteiros, na ilha do Fogo, prometem para este Carnaval 2026 um desfile marcado pela criatividade, simbolismo e forte impacto visual.
A memória descritiva para o Carnaval 2026 na cidade de Igreja, foi entregue com a antecedência necessária e, de acordo com o sorteio, o primeiro a sair é o grupo Vindos do Vulcão, às 16:00, seguido do grupo Unidos de Fonseca às 17:00, mas o desfile inicia às 15:00 com os grupos espontâneos.
O Unidos de Fonsaco aposta este ano no enredo “Os quatro elementos da Terra”, uma proposta inspirada na tradição filosófica da Grécia Antiga.
O tema remete aos pensadores Tales de Mileto, que defendia a água como origem de tudo, Anaxímenes, que apontava o ar como substância primordial, Heráclito, que via no fogo o princípio da transformação, e Empédocles, que unificou a teoria ao propor os quatro elementos como “raízes” da matéria.
A visão foi posteriormente refinada por Aristóteles, ao associar os elementos às qualidades quente, frio, seco e húmido.
Na avenida, o grupo pretende materializar a visão água, terra, fogo e ar através de alas e alegorias marcadas pelas cores prata, verde, azul, dourado e vermelho.
Destaque para a comissão de frente, que representará o equilíbrio entre os elementos, e para os andores que evocam a natureza e o mar, incluindo uma simulação de uma onda com golfinhos e o trono da "Rainha do Fogo".
A bateria será apresentada como “o coração dos elementos”, prometendo ritmo contagiante e energia.
Já o Vindos do Vulcão escolheu o enredo “O Mundo da Disney”, propondo uma viagem pelo universo da fantasia com o Vulcão a entrar em erupção não de lavas, mas de fantasia, abrindo um portal mágico onde o bem vence o mal e onde o acreditar é o primeiro passo para transformar realidades.
O desfile do “Vulcão” será aberto pelas figuras icónicas de Mickey e Minnie, que surgem como guardiões do sonho, seguidos por Tinkerbell e outras fadas que simbolizam a magia.
O espectáculo incluirá personagens clássicos como Branca de Neve, os Sete Anões, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Pocahontas e os irreverentes Minions.
Os andores prometem transportar o público para mares e florestas encantadas, culminando com a “Carroça do Sonho”, inspirada no universo das princesas.
Com fantasias ricas em brilho e cores vivas, o grupo aposta numa mensagem de esperança, coragem e imaginação.
Com propostas distintas, uma ancorada na filosofia clássica e outra na fantasia contemporânea, os dois grupos carnavalescos dos Mosteiros, Unidos de Fonsaco que regressa ao Carnaval após uma ausência de seis anos e Vindos do Vulcão de Queimada Trás, prometem transformar o Carnaval 2026 de Mosteiros num espectáculo de emoção, criatividade e celebração cultural.
O Carnaval de Mosteiros é financiado pela edilidade e com apoio do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e a classificação será divulgada logo após o desfile, segundo a organização.
JR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar