
Porto Novo, 31 Jan (Inforpress) – Os condutores de veículos de diferentes comunidades do Planalto Norte, no concelho do Porto Novo, em Santo Antão, pediram hoje a construção da estrada Ribeira da Cruz – Campo Redondo “para fechar o anel rodoviário” deste município.
A Inforpress abordou os condutores que sugeriram ao Governo a construção da estrada que liga Ribeira da Cruz ao Campo Redondo para desencravar toda a zona Norte do Porto Novo e completar o anel rodoviário deste município.
Otelindo Ferreira explicou que a construção da estrada Ribeira da Cruz – Martiene é uma das infra-estruturas mais desejadas pela população das localidades como Chã de Norte, Aldeia do Norte, Chã de Cruz, Chã de Feijoal e Bolona, “por ser um projecto crucial para o desenvolvimento” dessa parcela do território municipal.
Todo o Planalto Norte, avançou, dispõe de “um grande potencial económico, sobretudo a nível do turismo e pecuária” e o desencravamento desse planalto, com a construção da estrada Ribeira da Cruz – Campo Redondo, ajudaria a potenciar estes dois sectores, promovendo o desenvolvimento local.
Gefran Ferreira entende que a zona Norte do Porto Novo, pela sua importância económica, “já merece uma estrada condigna”, incitando o Governo a mobilizar parceiros com vista à construção dessa via para desencravar as populações, mas também para promover o desenvolvimento de todo o planalto.
Este condutor lamentou a situação da via carroçável de acesso ao Planalto Norte, particularmente o troço Chã de Norte – Chã de Cruz, que “está em péssimas condições”, avisou.
Fidel Neves, um outro condutor do Planalto Norte, tem estado também a defender a construção de uma estrada para essa localidade, “com forte potencial no turismo e pecuária”.
A Inforpress constatou que os próprios operadores turísticos do Planalto Norte têm estado a pedir a construção da estrada Ribeira da Cruz – Campo Redondo, alegando que as dificuldades de acesso a essa zona constituem um dos principais desafios que se colocam ao turismo local.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar