Porto Novo: Agricultores pedem recuperação das infra-estruturas hidroagrícolas no Tarrafal de Monte Trigo

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Agricultores pedem recuperação das infra-estruturas hidroagrícolas no Tarrafal de Monte Trigo
20/01/26 - 02:44 pm

Porto Novo, 20 Jan (Inforpress) – A Associação dos Agricultores do Tarrafal de Monte Trigo, no concelho do Porto Novo, em Santo Antão, voltou hoje a pedir a recuperação das infra-estruturas hidroagrícolas nesse vale, danificadas nas cheias ocorridas em 2025.

O presidente da associação dos agricultores, Manuel Jesus Évora, disse à Inforpress que a maior preocupação prende-se prende com a situação da captação e da levada (conduta) a partir da nascente de Mãe de Água até à zona de Covão.  

A captação e levada Mãe de Água, que são infra-estrutura hidroagrícolas consideradas vitais para a agricultura no Tarrafal de Monte Trigo, têm sofrido danos significativos devido às cheias, causando preocupação entre os agricultores.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no concelho do Porto Novo havia, recentemente, tranquilizado os agricultores que este ministério tem uma empresa contratado para proceder à recuperação das infra-estruturas agrícolas nessa localidade.

Avançou que este ministério tem em execução um plano no Tarrafal de Monte Trigo que abarca dois níveis de intervenção, quais sejam, apoio aos agricultores na recuperação das parcelas e a recuperação das infra-estruturas.

O Ministério da Agricultura e Ambiente tem em curso nos diferentes vales do município do Porto Novo um programa de recuperação das infra-estruturas hidráulicas afectadas pela tempestade Erin, num investimento de 18 mil contos.

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar