
Sal Rei, 20 Jan (Inforpress) - O presidente da Comissão Regional do PAICV na Boa Vista, Joel Spencer, defendeu hoje, em Sal Rei, a importância de se transmitir o legado histórico às novas gerações como forma de garantir a preservação da memória dos heróis nacionais.
Em declarações à imprensa, após uma passeata realizada para assinalar o Dia dos Heróis Nacionais, Joel Spencer sublinhou que a data deve ser de "profunda gratidão", exortando os cabo-verdianos a honrarem aqueles que lutaram pela liberdade e pela independência do arquipélago.
“Se hoje somos livres e independentes é porque houve quem se atrevesse a lutar pelo nosso país”, afirmou o dirigente regional, acrescentando que cabe aos descendentes a responsabilidade de dar continuidade ao processo de desenvolvimento de Cabo Verde.
A marcha, que percorreu as principais artérias da cidade de Sal Rei, culminou junto à estátua de Aristides Pereira.
Segundo Spencer, a escolha do local “foi propositada” devido à carga histórica do primeiro Presidente da República, aproveitando a ocasião para saudar a autarquia local, liderada por Cláudio Mendonça, pela edificação do monumento que “dignifica os heróis nacionais e a própria nacionalidade”.
Apesar do simbolismo do acto, o líder regional do PAICV manifestou preocupação com a reduzida adesão da camada jovem, embora reconheça que a dinâmica turística da ilha possa influenciar a participação em feriados. Joel Spencer lamentou o facto, apontando a educação como a solução para este distanciamento.
“Nós, adultos, temos de começar a ensinar aos jovens e às crianças sobre a importância dos heróis nacionais, para que saibam por que é que eles acreditaram e lutaram por esta causa”, frisou, apelando à necessidade de “descomplexar” o ensino da história nacional.
O Dia dos Heróis Nacionais é celebrado a 20 de Janeiro, instituído em homenagem a todos os que deram o seu contributo para a libertação da pátria, coincidindo com a data do assassinato de Amílcar Cabral, em 1973.
MGL/CP
Inforpress/Fim
Partilhar