Ilha do Sal: PAICV assinala Dia dos Heróis Nacionais com passeata, homenagem a Amílcar Cabral e conversa aberta

Inicio | Política
Ilha do Sal: PAICV assinala Dia dos Heróis Nacionais com passeata, homenagem a Amílcar Cabral e conversa aberta
20/01/26 - 03:44 pm

Espargos, 20 Jan (Inforpress) - O presidente da Comissão Política Regional do PAICV no Sal destacou hoje o simbolismo da colocação de coroa de flores na estátua de Amílcar Cabral, como gesto para preservar a memória e os ideais do fundador da nacionalidade cabo-verdiana.

A declaração de Carlos Monteiro foi feita à margem da passeata comemorativa do Dia dos Heróis Nacionais, no percurso Espargos/Aeroporto, que culminou com a deposição da coroa de flores no memorial dedicado a Amílcar Cabral, no aeroporto.

Segundo o dirigente partidário, as comemorações deste ano integram um “vasto leque de actividades”, que para além da passeata e da homenagem protocolar, incluem uma ‘conversa aberta’ com Basílio Ramos, antigo governante e figura histórica com um “percurso relevante” em várias estruturas do Estado cabo-verdiano.

“É um momento de partilha da sua experiência enquanto ator e protagonista do processo de criação e consolidação de Cabo Verde enquanto Estado”, sublinhou, acrescentando que a iniciativa visa reforçar a ligação entre gerações e valorizar a memória histórica.

O programa inclui ainda um convívio entre militantes do PAICV-Sal, com o objectivo de promover maior participação e engajamento nas causas do partido e do país. “Queremos fortalecer a mobilização dos militantes e o compromisso com Cabo Verde como um todo”, frisou.

Durante a conversa, Carlos Monteiro realçou também o pensamento político e cultural de Amílcar Cabral, lembrando que, no processo de libertação nacional, o líder histórico defendia a luta como um ato essencialmente cultural.

“Amílcar Cabral sustentava que a luta de libertação era, acima de tudo, uma libertação dos espíritos, um despertar dos africanos para o reconhecimento das suas fraquezas, como ponto de partida para se prepararem para a luta”, afirmou.

Carlos Monteiro concluiu destacando a actualidade do legado de Amílcar Cabral para a construção de uma sociedade “consciente e comprometida” com os valores da liberdade e da identidade nacional.

As actividades enquadram-se no programa comemorativo do Dia dos Heróis Nacionais, celebrado anualmente a 20 de Janeiro, em homenagem às figuras que marcaram a luta de libertação e a construção do Estado cabo-verdiano.

NA/CP

Inforpress/Fim

Partilhar