Comissão de finalista quer manter viva memórias do Liceu Domingos Ramos

Inicio | Sociedade
Comissão de finalista quer manter viva memórias do Liceu Domingos Ramos
19/01/26 - 09:04 pm

Cidade da Praia, 19 Jan (Inforpress) – A Comissão de Finalistas do Liceu Domingos Ramos (LDR) juntou hoje antigos alunos, professores e figuras marcantes no evento denominado “Reencontro”, que visa preservar a memória e valorizar a história de um dos mais emblemáticos liceus do país.

O evento aconteceu no Salão Josina Machel do LDR, uma instituição que formou grande parte da elite intelectual de Cabo Verde.

O “Reencontro”, segundo a presidente da Comissão de Finalistas, Celisa Cabral, foi pensado para “reacender" memórias do Liceu Domingos Ramos, trazendo de volta pessoas de renome que passaram pela instituição.

“O objectivo em si da comissão de finalistas é angariar fundos, mas com esta iniciativa nós queremos deixar o nosso legado, fazer a diferença e não deixar que memórias do Liceu apaguem”, disse, sublinhando que a ideia é deixar a história deste estabelecimento de ensino viva para a futura geração.

Conforme a porta-voz dos finalistas, durante o encontro será apresentado uma mini-reportagem produzida pela própria comissão, que retrata a história do liceu desde a sua criação até a actualidade, conversa como a influência do LDR na educação, e também no desporto, e uma segunda parte dedicada à interação e convívio entre os convidados.

Por seu lado, a antiga aluna, professora e directora do Liceu Domingos Ramos Tereza Lima elogiou a iniciativa dos estudantes, e disse esperar mais acções com o propósito de surpreender as pessoas.

“Fiquei agradavelmente surpresa com este convite, porque temos tendência para esquecer memórias de pessoas que passaram por este liceu, e agradeço por voltar a esta casa onde estudei, fui professora, e fui directora”, afirmou.

Sobre os desafios da educação, a ex-diretora admitiu que o sector não deixa de ter desafios, defendendo, no entanto, a união de todos os intervenientes para se alcançar melhores resultados.

Tereza Lima deixou ainda uma mensagem aos estudantes, sublinhando a necessidade de terem referências e exemplos em quem se possa espelhar, como forma de motivação e orientação no percurso académico.

ET/JMV

Inforpress/Fim 

Partilhar