Durante um encontro com os agricultores da localidade, o candidato destacou a importância de modernizar e diversificar a agricultura, promovendo a agroindústria e o agroturismo como novos eixos de crescimento para a região.
Herménio Fernandes anunciou uma série de iniciativas para melhorar a eficiência e a resiliência da produção agrícola local, pois entende que Calhetona é reconhecida pelo seu “grande potencial” agrícola e vastas áreas cultiváveis.
“A proposta é tornar o sector agrícola mais competitivo, inovador e integrado ao mercado local e global”, afirmou.
Entre os principais projectos, Herménio Fernandes propõe a instalação de uma dessalinizadora de água salobra, que, segundo explicou, será um “grande avanço” para a irrigação das áreas agrícolas da região, mesmo em períodos de seca.
“Este é um projecto estruturante, que visa garantir água de qualidade para todo o perímetro agrícola de Calhetona. O financiamento no valor de 82 mil contos já está assegurado pelo Governo de Cabo Verde”, anunciou Herménio Fernandes.
O candidato do MpD ressaltou que a localidade já beneficiou de outros investimentos importantes, como a eletrificação rural, que contou com um aporte de mais de 12 mil contos.
Sublinhou ainda a importância de apoiar a agroindústria local, visando agregar valor à produção agrícola e gerar mais emprego e rendimento.
“Calhetona é a sede da maior empresa agrícola do município e tem visto o surgimento de novas iniciativas empresariais. Vamos continuar a investir na capacitação dos agricultores e oferecer suporte técnico para impulsionar o desenvolvimento da agroindústria e do agroturismo, criando novas oportunidades de negócios”, disse.
Uma das “grandes apostas” do candidato é a implementação da agricultura “inteligente e moderna”, utilizando novas tecnologias para melhorar a produtividade e a sustentabilidade do setor.
“É fundamental que os nossos agricultores tenham acesso a ferramentas e conhecimentos que os permitam produzir mais, com menos impacto ambiental e de forma mais eficiente”, frisou Herménio Fernandes.
Em São Miguel, concorrem à presidência da Câmara Municipal Silvio Tavares (PAICV) e Herménio Fernandes (MpD).
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV venceu em oito.
EB/AA
Inforpress/Fim
Partilhar