São Filipe: Câmara reforça cooperação internacional com apoio à criação do Centro de Juventude de Ponta Verde

Inicio | Cooperação
São Filipe: Câmara reforça cooperação internacional com apoio à criação do Centro de Juventude de Ponta Verde
14/01/26 - 12:41 pm

São Filipe, 14 Out (Inforpress) – Dois estudantes da Universidade de Turim (Itália) encontram-se em São Filipe no quadro do projecto da criação do Centro Comunitário e de Juventude de Ponta Verde, disse a vereadora da Juventude, Eva Spínola.

A vinda dos estudantes enquadra-se no âmbito do projecto de cooperação denominado “Conjunto com os Jovens - Comosj” desenvolvido pela câmara de São Filipe e a Região de Piemonte e com o município de Racconigi, na Itália.

Eva Spínola confirmou a chegada dos dois jovens e o início de intercâmbios, sendo certo que os estudantes permanecem na ilha por um período de cinco meses para ajudar na implementação do projecto do Centro Comunitário e de Juventude da vila de Ponta Verde.

Trata-se de um projecto de “elevado impacto social e comunitário” pelo que, nesse período, além de conhecer a realidade, vai ajudar a edilidade a elaborar um plano de actividades de modo a projectar o centro, à semelhança do que aconteceu com o de São Filipe, para seguir um modelo que se assemelha aos centros existentes em Itália.

A vereadora disse que as actividades iniciam-se com a eliminação da barreira linguística, através da abertura de um curso básico de italiano para uma comunicação “mais assertiva” e seguir o plano para que o centro possa entrar em funcionamento pleno no próximo mês de Abril.

O apoio para a instalação do centro representa “um passo importante” na concretização de um espaço dedicado à promoção da inclusão social, da participação cívica e do desenvolvimento pessoal de crianças, jovens e famílias da comunidade, segundo a mesma fonte.

Com formação na área das Ciências Humanas, os estudantes trazem competências em Educação Profissional, Antropologia, Comunicação e Estudos de Género, áreas consideradas fundamentais para o desenho e a implementação de projectos sociais inclusivos, participativos e orientados para a juventude.

No âmbito deste projecto, a Vila de Ponta Verde será contemplada com um Centro Comunitário e de Juventude, que irá oferecer oportunidades de formação, capacitação, convívio, inclusão social e desenvolvimento de competências, respondendo às necessidades da comunidade local, com especial enfoque nos jovens.

Este investimento vem juntar-se a “um conjunto significativo de acções estruturantes” já implementadas pela edilidade em Ponta Verde, incluindo a instalação da Casa do Munícipe, o arrelvamento do campo de futebol, o arruamento e desencravamento da localidade, bem como a reabilitação e modernização da escola EBO de Ponta Verde, entre outras intervenções.

Visam dotar a vila das condições, serviços e infraestruturas condignas que uma vila moderna exige.

A Câmara Municipal de São Filipe reafirma o seu compromisso com uma governação “aberta, participativa e orientada para resultados”, reconhecendo a cooperação internacional como um pilar estratégico para o desenvolvimento local e para a construção de um futuro mais inclusivo e promissor para os seus munícipes.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar