Porto Novo: Escola municipal de música apetrechada com novos materiais doados pela ONG Smiley Kids

Inicio | Cooperação
Porto Novo: Escola municipal de música apetrechada com novos materiais doados pela ONG Smiley Kids
14/01/26 - 12:33 pm

Porto Novo, 14 Jan (Inforpress) – A Escola Municipal de Música do Porto Novo, em Santo Antão, acaba de ser apetrechada com novos materiais doados pela madrinha desta escola, a organização não-governamental luxemburguesa Smiley Kids, informou hoje a edilidade porto-novense.

Os materiais musicais foram entregues, no âmbito de uma visita ao concelho do Porto Novo, pelo presidente da Smiley Kids, Jorge Gonçalves, que reafirmou o propósito desta organização em continuar a apoiar este município nos mais variados domínios.

Falando à Inforpress, Jorge Gonçalves disse que a organização que dirige tem cooperado com Porto Novo nos domínios da cultura, através do apoio à Escola Municipal de Música, e da educação, que passa pelo apoio com “kits” escolares às crianças oriundas de famílias carenciadas.

Por sua vez, a edil do Porto Novo, Elisa Pinheiro, reconheceu o contributo que a Smiley Kids tem dado ao seu município, reafirmando a “total disponibilidade” da câmara municipal para o reforço e continuidade desta parceria.

Avançou que esta associação, com sede no Luxemburgo, tem desenvolvido há mais de uma década “um trabalho de reconhecido mérito” neste município, apoiando a Escola Municipal de Música, a alunos com “kits escolares”, às cantinas escolares, às creches e às associações desportivas.

A Escola Municipal de Música do Porto Novo tem estado a funcionar no espaço jovem do Centro da Juventude do Porto Novo, com “dezenas” de alunos inscritos.

Apesar dos apoios recebidos, esta escola de música enfrenta, ainda, a falta de instrumentos musicais, como teclados, viola baixo e cavaquinhos, além de precisar de melhores condições de funcionamento.

A Inforpress soube que a direcção desta escola tem estado a defender a necessidade de a mesma passar a funcionar num espaço mais amplo para poder cumprir os seus objectivos.

Em todo o caso, esta escola, que nesses dois anos já realizou vários concertos, tem estado a funcionar com relativa normalidade e tem contado com a Câmara Municipal do Porto Novo como principal parceiro.  

A Escola Municipal de Música do Porto Novo foi lançada oficialmente em Dezembro de 2023, numa iniciativa da autarquia porto-novense, em parceria com a Smiley Kids.

Este espaço de ensino de música faz parte de uma série de projectos de cariz cultural em carteira pela Câmara Municipal do Porto Novo, da qual se destaca, ainda, a melhoria do espaço da aldeia cultural, a criação de uma biblioteca municipal e a conclusão do museu nacional das romarias.

JM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar