Porto Novo/Planalto Norte: Habitantes queixam-se da demora na realização dos projectos de electrificação

Inicio | Cooperação
Porto Novo/Planalto Norte: Habitantes queixam-se da demora na realização dos projectos de electrificação
13/01/26 - 10:11 am

Porto Novo, 13 Jan (Inforpress) – Os habitantes do Planalto Norte, no concelho do Porto Novo, em Santo Antão, queixaram-se hoje da demora na implementação dos projectos ligados à energia eléctrica na localidade, previstos desde os finais de 2024.

Um dos moradores, Adilson Santos, lembrou que há mais de um ano que a população do Planalto Norte aguarda pelos projectos anunciados pelo Governo para melhorar o acesso à energia neste planalto, queixando-se do atraso na sua concretização.

Explicou que no caso de Chã de Feijoal, uma das comunidades do Planalto Norte, são disponibilizadas apenas cinco horas de energia por dia devido a problemas na micro-rede local, que o Governo prometeu modernizar desde os finais de 2024.

Trata-se de uma comunidade onde existem algumas unidades económicas ligadas ao turismo, comércio e à produção do queijo, razão pela qual se deve resolver o problema de energia eléctrica em Chã de Feijoal, avançou.

O presidente da Associação Comunitária Luz Verde do Norte, Maduino Lima, apontou a energia eléctrica como sendo um dos principais desafios do Planalto Norte, considerando como urgente a resolução do problema em Chã de Feijoal.

O Governo anunciou um investimento de 70 mil contos no reforço do acesso à energia eléctrica no Planalto Norte, com a modernização das micro-redes em Chã de Feijoal e Chã de Cruz.

O Ministério da Indústria, Comércio e Energia explica que a modernização das unidades de produção em Chã de Feijoal e Chã de Cruz insere-se num pacote de investimentos em curso em Santo Antão no domínio da energia eléctrica, que ultrapassa os 240 mil contos.

O pacote abrange ainda o Monte Trigo, ainda no Porto Novo, que recebe investimentos de 72 mil contos, e as localidades da Ribeira Alta e Figueiras, na Ribeira Grande, contempladas com 100 mil contos.

Ainda no Planalto Norte, A Associação para a Defesa do Património de Mértola, Portugal, está a promover um projecto nessa zona que consiste na instalação de 26 kits fotovoltaicos para as famílias ainda sem energia eléctrica.

JM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar