
São Miguel, 18 Nov (Inforpress) – O candidato do PAICV em São Miguel, Sílvio Tavares, disse hoje que irá direccionar os esforços para a preservação e desenvolvimento da comunidade dos Rabelados, assim como a valorização cultural na localidade.
Sílvio Tavares fez esta observação à margem da visita que realizou à comunidade dos Rabelados, tendo proposto a reconstrução das tradicionais casas de palha que foram devastadas por um incêndio há quase oito meses, e transformá-las em património cultural do município.
Segundo informou, esta proposta de reabilitação está inserida no âmbito do projecto “Nha Casa, Nha Maior Riqueza”, que visa garantir, não apenas, a reconstrução das habitações, mas também a preservação das tradições locais “que têm sido parte essencial da identidade da comunidade”.
“Vamos reconstruir as casas de palha queimadas pelo incêndio de Março, com a missão de preservá-las como património cultural de São Miguel”, frisou, enaltecendo a importância de manter vivas as tradições que fazem parte da história local.
No entanto, explicou, a situação actual da comunidade ainda é preocupante, acrescentando que os moradores continuam vivendo em condições precárias, hospedados temporariamente na casa de familiares e amigos.
Criticou a falta de soluções concretas para a reconstrução das moradias, “apesar de uma verba de 22 mil contos destinada para o efeito, publicada no Boletim Oficial, para o apoio às vítimas do incêndio na comunidade dos Rabelados”.
Sílvio Tavares revelou também que a sua plataforma eleitoral inclui acções de empoderamento para as famílias da comunidade, com ênfase em sectores-chave como a arte, a pesca e a pecuária, que considera fundamentais para garantir a subsistência da população local e gerar novas oportunidades de rendimento.
“Vamos capacitar os moradores nas áreas de arte, incluindo pintura, que já é um atractivo turístico local, criando oportunidades para gerar mais renda”, disse.
O candidato do PAICV afirmou ainda que, caso seja eleito, compromete-se a promover o desenvolvimento sustentável das zonas mais afastadas de São Miguel, com especial atenção para as áreas rurais.
Na corrida à presidência da Câmara Municipal de São Miguel, concorrem Sílvio Tavares (PAICV) e Herménio Fernandes (MpD).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) elegeu oito presidentes de câmara.
EB/HF
Inforpress/Fim
Partilhar