
Mindelo, 18 Nov (Inforpress) – O candidato do PAICV à presidência da Câmara Municipal de São Vicente foi hoje à zona de Vila Nova /Lombo de Tanque levar a proposta de investir na educação para combater a pobreza.
António Duarte percorreu os becos da Vila Nova e encontrou-se com um pintor de 52 anos, que trabalha por conta própria, e uma jovem que cursou o primeiro ano de licenciatura em direito, mas não prosseguiu com os estudos por causa de dificuldades financeiras dos pais.
Em ambos os casos relataram a falta de oportunidades e de alternativas de trabalho, pelo que António Duarte apresentou-lhes a proposta de combater a pobreza através do aumento do nível académico de pessoas.
“Só conseguimos aumentar a qualidade de vida das pessoas com investimento na educação. Na mesma linha, só conseguimos combater verdadeiramente a pobreza se aumentarmos o nível académico de pessoas. Pretendemos oferecer formações a vários níveis, formações profissionais e levar as pessoas a ter acesso à educação através de políticas de incentivo”, afirmou.
Conforme o candidato, existe uma quantidade enorme de pessoas que chegaram ao fim do ensino secundário, mas não têm condições de acesso ao ensino superior.
Por isso, considerou que é preciso inverter essa tendência e dar condições a essas pessoas de conseguirem acessar o ensino superior e aumentar “drasticamente” o número de técnicos capazes de contribuir para tirar a ilha de São Vicente da dificuldade em que se encontra neste momento.
“Incentivar a iniciativa privada e o auto-emprego, porque o Estado não tem capacidade de oferecer emprego para conseguir diminuir a taxa de desemprego, que neste momento é altíssima”, acrescentou apontando ainda a criação de políticas e incentivos para a fixação de indústrias de investimento privado que possa, também, contribuir para a diminuição da taxa de desemprego.
Outro foco de António Durante foi “fazer os eleitores mais resistentes à mudança entenderem que não há condições de continuar a ter o actual presidente por 20 anos na câmara municipal” e que “há outras possibilidades com mais condições e com visão de futuro” para São Vicente.
Na corrida à presidência da Câmara Municipal de São Vicente, concorrem António Duarte (PAICV), Augusto Neves (MpD), António Monteiro (UCID) Nelson Lopes (Soncent Katem Parada) e Carlos Araújo (Movimento Autónomo Sãovicentino – MAS).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) elegeu oito presidentes de câmara.
CD/HF
Inforpress/Fim
Partilhar