Autárquica 2024/Brava: Candidatura do MpD aposta na agricultura e pesca para impulsionar desenvolvimento da Brava

Inicio | Autárquicas
Autárquica 2024/Brava: Candidatura do MpD aposta na agricultura e pesca para impulsionar desenvolvimento da Brava
18/11/24 - 03:36 pm

Nova Sintra, 18 Nov (Inforpress) – O candidato do MpD a presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, destacou hoje a agricultura e a pesca como pilares fundamentais para o crescimento sustentável da ilha.

Em declarações à imprensa, Francisco Tavares propôs acções “concretas” para superar desafios e valorizar os recursos locais além de ressaltar o desejo de tornar a ilha das flores num destino turístico de excelência, com foco na sustentabilidade e na valorização dos recursos locais.

Para isso, a agricultura torna-se um factor preponderante para que os turistas possam desfrutar de alimentos 100 por cento (%) produzidos na ilha, um feito que tem sido retardado, conforme acrescentou o candidato do MpD, devido a um “deficit” hídrico que compromete até 50% do abastecimento humano.

Daí que, nos mandatos anteriores, não tenha podido falar de projectos agrícolas para a ilha.

“Depois de resolvermos essa questão, agora teremos água suficiente nas nascentes para dedicar totalmente à agricultura. Queremos ser parceiros do Ministério da Agricultura, incentivar jovens empreendedores da área e promover uma produção local 100% natural”, disse o candidato à própria sucessão.

“Se fizermos da Brava um destino turístico de excelência queremos que todos nossos turistas se alimentem com alimentos 100% produzidos aqui”, assinalou Tavares.

No sector da pesca, Francisco Tavares apontou as diversas intervenções realizadas durante a sua gestão, incluindo a reabilitação da Casa do Pescador, na Lomba Tantum, a construção do mercado de peixe em Nova Sintra e a instalação da Cooperativa de Pesca. 

Além disso, apontou, foram implementadas unidades de produção de gelo, com uma já em funcionamento em Lomba Tantum e outra em andamento na Furna.

“Temos apoiado continuamente os pescadores, seja na manutenção dos botes ou em medidas para melhorar as condições de trabalho”, enfatizou.

Contudo, o candidato do MpD acredita que chegou o momento de avançar para uma pesca com barcos maiores, permitindo operações em áreas mais afastadas da costa e gerar maior rendimento para a Brava.

Na corrida à presidência da Câmara Municipal da Brava, concorrem Amândio Brito (PAICV) e Francisco Tavares (MpD).

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.

TC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar