Autárquicas 2024/Sal: UCID diz que Câmara e a Assembleia Municipal deviam proteger mais os interesses do pessoal do sector hoteleiro

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Sal: UCID diz que Câmara e a Assembleia Municipal deviam proteger mais os interesses do pessoal do sector hoteleiro
18/11/24 - 03:05 pm

Espargos, 18 Nov (Inforpress) – O candidato da UCID à presidência da Câmara Municipal do Sal, Aldirley Gomes, disse hoje que a Câmara e a Assembleia Municipais deviam proteger mais os interesses do pessoal do sector hoteleiro.

Para o candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) estas eleições são uma oportunidade importante para esclarecer aos cidadãos em relação àquilo que é a competência dos municípios.

“Nesse aspecto nós entendemos que a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal deviam desempenhar um papel mais consistente na definição daquilo que é hoje a principal mão de obra que tem a ver com o sector hoteleiro associado à indústria turística”, sublinhou.

É neste sentido que Aldirley Gomes garantiu que a proposta da sua candidatura para a autossuficiência das pessoas, tem duas dimensões.

“Uma delas passa pela melhoria dos salários no sector hoteleiro, na melhoria das condições de trabalho que, paralelamente àquilo que será depois o investimento no sector primário, nós realizamos então o segundo pilar da autossuficiência que é diminuir o custo de vida das pessoas”, explicou.

Neste sentido, continuou, sendo os trabalhadores hoteleiros “uma das maiores classes trabalhadoras” em termos de dimensão, entende que a Câmara Municipal “tem um papel fundamental”.

“Já estivemos à conversa com os principais sindicatos e está sobre a mesa a possibilidade da introdução da regulamentação do sector, da carreira, regulação para, efectivamente, contribuirmos para a melhoria das condições de uma classe profissional”, continuou.

O mesmo frisou que conhece os impactos que a deslocação massiva dessa mão de obra tem para a Ilha do Sal, portanto, para o candidato, “esses trabalhadores tiverem melhores condições de trabalho, o impacto de forma global na ilha do Sal melhora consideravelmente.

Entretanto reconheceu que para que isso seja possível, é preciso trabalhar em “estreita colaboração” com o Governo, a fim de que cada instituição cumpra as suas funções.

Na corrida à presidência da Câmara Municipal do Sal, concorrem Aldirley Gomes (UCID), Júlio Lopes (MpD) e José Paixão (PAICV).

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.

NA/HF

Inforpress/Fim

Partilhar