Cova Figueira, 18 Nov (Inforpress) – O candidato do PAICV a presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo comprometeu-se, domingo, 17, em "advogar" pela "causa" da população de Txanzin.
Txanzin, uma zona situada dentro localidade de Mato Grande, que pertence ao município de São Filipe, é habitada pelos antigos moradores desalojados de Chã das Caldeiras, em 2014, em consequência da última erupção vulcânica, tendo por isso eleitores de Santa Catarina.
"É uma zona que pertence ao município de São Filipe mas habitada por uma população cuja maioria exercem o seu direito de voto em Santa Catarina", explicou Manuel Teixeira, acrescentando que desde 2016 as reclamações e pedidos destes habitantes não têm sido respeitados pela edilidade cessante (MpD).
Isto porque, conforme contou o candidato do PAICV, o presidente cessante (Alberto Nunes, MpD) sempre alegou que estão num território que pertence a São Filipe, "sendo que, algumas vezes, acontece a mesma postura do outro lado”.
"São pessoas que estão duplamente abandonadas e rejeitadas porque não há um entendimento", observou Manuel Teixeira, defendendo que cabe à Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo responsabilizar-se pela população de Txazin.
Por isso, caso for eleito no dia 01 de Dezembro, o candidato "tambarina" (PAICV) prometeu assumir esta responsabilidade, com projectos de empreendedorismo para jovens e trabalhar com a Câmara Municipal de São Filipe para resolver os problemas dos residentes desta zona.
"Qualquer trabalho, projecto ou concurso realizado pela Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, ou mesmo apoios para beneficiários, vai incluir e contemplar os residentes de Txazin, porque fazem parte de Chã das Caldeiras", assegurou.
Neste sentido, esclareceu que o comício realizado foi para demonstrar que, quando for eleito, a população de Txanzin vai ter os mesmos direitos, como qualquer outro municípe de Santa Catarina do Fogo.
A candidatura do PAICV vai estar hoje em Chã das Caldeiras para apresentar a sua proposta de governação local através de contactos porta-a-porta com a população.
De acordo com os dados da Comissão de Recenseamento Eleitoral disponibilizados à Inforpress, no município de Santa Catarina serão abertas 16 mesas de voto para 4.275 participantes, entre eles um estrangeiro.
Em Santa Catarina do Fogo concorrem ao cargo de presidente da câmara municipal Evandro Monteiro (MpD) e Manuel Fernandes Teixeira “Lody” (PAICV).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
OM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar