Autárquicas 2024/Porto Novo: Elisa Pinheiro se compromete a gerir a câmara municipal com “excelência, transparência e seriedade”

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Porto Novo: Elisa Pinheiro se compromete a gerir a câmara municipal com “excelência, transparência e seriedade”
18/11/24 - 01:00 pm

Porto Novo, 18 Nov (Inforpress) – A candidata do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) a presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Elisa Pinheiro, se compromete a gerir a autarquia com base nos princípios de “excelência, transparência e seriedade”.  

“Vencendo as eleições, a Câmara Municipal do Porto Novo passará a ser gerida obedecendo três princípios: excelência, transparência e seriedade. Os contribuintes terão o direito de saber onde e como o dinheiro dos seus impostos, emolumentos e taxas são aplicados”, explicou Elisa Pinheiro, em declarações à Inforpress.

A candidata do “Porto Novo, nós cretxeu” promete introduzir o mecanismo de orçamento participativo, através do qual as comunidades participam “directamente na definição das políticas públicas”.

Falando do desenvolvimento do município, Elisa Pinheiro entende que, nesta altura, o estado de desenvolvimento do concelho do Porto Novo é “muitíssimo deficiente”.

“É o próprio índice de Coesão Territorial, elaborado pelo Governo de Cabo Verde desde 2022 que tem colocado Porto Novo nos últimos lugares, ou seja, no vigésimo primeiro lugar a nível de desenvolvimento”, esclareceu.  

Daí, prometer materializar “projectos estruturantes que deverão suportar a estrutura de desenvolvimento” deste município.

Pretende fazer constar do Plano Director Municipal, que se encontra em fase de revisão, uma área de promoção de agricultura protegida (industrial) para exportação nas planícies do concelho do Porto Novo, “combinada com sistema de dessalinização de água com energia renovável e tratamento/reaproveitamento de águas residuais para agricultura”.

Elisa Pinheiro promete ainda promover junto do Governo a criação da Zona Económica Especial Agroindustrial de Santo Antão, a localizar-se na zona industrial do Porto Novo, com o objectivo de “atrair investimentos privados” para o sector de transformação agroindustrial.

Um outro propósito é “oferecer uma resposta alternativa à problemática de contenção da praga dos mil-pés”, sendo também uma outra intenção “promover empregos estáveis e de qualidade".

No município do Porto Novo concorrem ao cargo de presidente da câmara municipal Elisa Pinheiro (PAICV), Aníbal Fonseca (MpD) e José Graça (UCID).

Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.

JM/CP

Inforpress/Fim 

Partilhar