
São Filipe, 19 Dez (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuias Silva, destacou hoje, em São Filipe, a convergência de perspectivas entre o poder local e o governo, classificando as visões para o desenvolvimento da região Fogo e Brava como “idênticas”.
“Esteve sobre a mesa a questão dos transportes, que é fundamental não só para a integração regional, mas para podermos dar aso àquilo que é a ambição da veia produtora do município e da região”, afirmou Nuías Silva, após a assinatura de um pacote de protocolos e contratos de investimento.
Neste âmbito, afirmou que os protocolos rubricados, a nível regional, vêm comungar esforços para endereçar problemas relativos a desativação das lixeiras a céu aberto de Mosteiros e Santa Catarina, a operacionalização efectiva do aterro controlado intermunicipal, assim como questões que afligem os agricultores e os criadores de gado.
Entre as questões sobre a mesa para negociação referiu-se sobre a distribuição de mais água, de melhor qualidade e a preços controlados para o sector da rega, bem como as importantes infra-estruturas que irão mudar a face visível do “novo São Filipe”.
“No fundo é para mostrar a nossa satisfação com esta visita, em que teremos vários espaços de socialização e de assinatura de outros contratos, reabilitação da estrada de acesso à Praia de Fonte Bila, danificada pelas chuvas”, disse Nuias Silva, lembrando ainda a assinatura do protocolo para levar água à última localidade de Campanas de Cima.
Nesta área, autarca apontou ainda a adução da água domiciliar à zona de São João em Campanas de Cima e da Ladeira Grande em Campanas de Baixo.
Sobre o encontro com o Governo, explicou que tal teve ainda como propósito a resolução do trabalho da Água Brava de forma eficiente e eficaz, alegando que a ideia é corrigir eventuais défices tarifários, de forma que os custos não sejam transferidos para os agricultores e criadores de gado.
Terminou, sustentando que a intenção é resolver alguns dos objectivos do desenvolvimento sustentável ligado à questão do fornecimento de água domiciliar na ilha do Fogo.
O encontro entre Governo e as câmaras municipais da Região Fogo e Brava aconteceu durante a visita de Ulisses Correia e Silva à ilha Fogo, que decorre de 18 a 22, no salão nobre da Câmara Municipal de São Filipe.
PC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar