
Mindelo, 18 Dez (Inforpress) – O Instituto para a Promoção do Diálogo Social e Liberdade Sindical (Iprodial) realiza na sexta-feira, no Mindelo, o terceiro fórum dedicado à sustentabilidade da segurança social em Cabo Verde, anunciou hoje a organização.
Segundo nota enviada à Inforpress, o evento decorre sob o lema “Por uma segurança social sustentável e que proteja os segurados e pensionistas”.
O fórum está estruturado em quatro painéis temáticos, com destaque para a discussão sobre o alargamento da cobertura de benefícios face à sustentabilidade do sistema e a análise da aplicação dos fundos do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
Estará também em debate o impacto do regime de 'lay-off' na viabilidade financeira da segurança social e a "protecção social como um direito fundamental", este último painel a cargo da Comissão Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC).
O objectivo central da iniciativa, segundo os promotores, é identificar os principais desafios que afectam a sustentabilidade da segurança social e discutir medidas e políticas públicas que possam reforçar a protecção dos segurados e pensionistas.
Por outro lado, pretende promover o debate técnico e institucional sobre a gestão e aplicação dos fundos do INPS, estimular propostas de ampliação da cobertura e inclusão no sistema.
A ideia é formular recomendações estratégicas que possam garantir a viabilidade futura do sistema.
O fórum deverá contar com representantes dos sindicatos e dos empregadores, das instituições do Estado, ordens profissionais, das instituições financeiras e outras entidades.
O debate acontece na Faculdade de Educação e Desporto (FaED), da Uni-CV.
LN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar