
Lisboa, 16 Dez (Inforpress) – Cabo Verde vai acolher, em 2026, a IV Jornada de Cooperação Turística Internacional, anunciou hoje a Associação de Turismo de Santiago (ATS), que participou recentemente no encontro que decorreu na Corunha, na Galiza (Espanha).
Esta decisão, saída da III Jornada de Cooperação Turística Internacional, que a ATS participou, a convite da Associação Internacional para a Cooperação e Desenvolvimento Turísticos (ASICOTUR), servirá como antessala de excelência para as celebrações do Dia Mundial do Turismo de 2027 no país.
O evento contará com a co-organização da ATS e promete reunir especialistas, empresários e autoridades de turismo dos países de língua espanhola e portuguesa, bem como parceiros estratégicos africanos.
“Esta decisão não só consolida a posição do país no mapa da cooperação turística global, como posiciona a IV Jornada como uma antessala de excelência para as celebrações do Dia Mundial do Turismo (DMT) 2027, que terão Cabo Verde como país anfitrião”, lê-se na nota da ATS a que a Inforpress teve acesso.
A IV Jornada servirá, assim, de plataforma preparatória, mobilizando ‘stakeholders’ (partes interessadas, em português) internacionais e regionais para discutir os desafios e as oportunidades do turismo no Atlântico Médio e na Macaronésia.
Sobre a III Jornada de Cooperação Turística Internacional, a ATS informa que desempenhou um papel activo nos debates sobre a promoção do turismo sustentável e de qualidade.
A mesma fonte acrescenta ainda que na Corunha, foram tomadas importantes decisões que reforçam os laços de cooperação Sul-Sul e ibero-americana.
A delegação cabo-verdiana foi recebida ao mais alto nível, nomeadamente pelo vice-presidente do Governo Provincial da Corunha, facto que evidencia o crescente reconhecimento internacional do potencial turístico do arquipélago.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar