Fundação Servir Cinema Cabo Verde reforça parcerias no Festival Internacional do Caeté

Inicio | Cultura
Fundação Servir Cinema Cabo Verde reforça parcerias no Festival Internacional do Caeté
15/12/25 - 01:39 pm

Cidade da Praia, 15 Dez (Inforpress) – O presidente da Fundação Servir Cinema Cabo Verde, Júlio Silvão, considerou hoje “bastante positiva” a participação do organismo no 10.º Festival Internacional de Cinema do Caeté (FICCA), realizado em Bragança do Pará, Brasil, anunciando novas parcerias estratégicas.

O responsável falava à Inforpress após participar pela primeira vez deste evento que aconteceu no Brasil de 08 a 10 deste mês, antecedido de encontros nas comunidades e nas universidades, com professores da área de cinema e audiovisual.

O presidente da Fundação Servir Cinema realçou que o FICCA se destacou por um formato que prioriza a exibição de filmes em escolas e bairros, promovendo o debate sobre a relação entre o cinema e as comunidades.

Avançou que durante o evento pôde estabelecer novas parcerias que envolvem actividades ‘online’ e exibições itinerantes de filmes premiados, com o objectivo de aproximar o cinema das comunidades e fomentar o intercâmbio cultural entre Cabo Verde e o Brasil.

“Vamos brevemente assinar um protocolo que abrange diferentes acções no quadro do cinema e muito brevemente, no primeiro trimestre de 2026, realizar uma série de actividades ‘online’ que a Fundação tem estado a realizar com outras paragens do Brasil, particularmente com escolas e universidades”, disse.

Segundo Júlio Silvão o balanço é bastante positivo uma vez que conseguiram novas relações com parceiros, tanto institucionais como de universidades.

“Trocamos ideias, aprofundamos ideias sobre projectos da Fundação em termos de cinema itinerante. Conseguimos trazer grandes ensinamentos, mas também deixamos algo importante que reconheceram e que, creio, vai dar novo sentido às acções do FICCA em termos de exibição de filmes nas comunidades e nas escolas”, reforçou.

A edição de 2025 do FICCA contou com 88 filmes inscritos, tendo 24 sido seleccionados para a Mostra Competitiva, que passaram a integrar o Acervo FICCA 2025/2026.

ET/CP

Inforpress/Fim

Partilhar