
Cidade da Praia, 12 Dez (Inforpress) - A comunidade de Achada São Filipe, na cidade da Praia, ganha consultório ginecológico e laboratório de análises clínicas na unidade de saúde local, visando responder às necessidades de cuidados de saúde às pessoas da região e não só.
A inauguração do espaço teve lugar na tarde de hoje, num acto presidido pelo ministro da Saúde, Jorge Figueiredo.
A concretização deste projecto privado avaliado em mais de 16 mil contos em equipamentos, promovido pela Associação Lar e Residência Sénior São Francisco Xavier, contando com a parceria da Igreja de Jesus dos Santos dos Últimos Dias, e da paróquia local, vinha-se arrastando há mais de um ano e hoje se vê materializado.
Em declarações à Inforpress após o acto de inauguração, o ministro Jorge Figueiredo realçou a iniciativa e a importância da unidade de saúde, cujo espaço é composto por três consultórios, uma sala de análises clínicas, sala de colheita, sala de esterilização, e uma sala de curativos, além de um gabinete da direcção técnica.
“É uma iniciativa extremamente importante, totalmente privada, de um grupo relacionado com a paróquia da Achada de São Felipe, dando exemplo à sociedade civil de uma forma geral. Aquilo que eu desejo é que continuemos, porque estamos no bom caminho”, considerou o governante que também é médico, para quem “não vale a pena” dedicar-se à saúde se não se tiver humanismo.
Por sua vez, o presidente da Associação Lar e Residência Sénior São Francisco Xavier, Gilson Cabral, um jovem que se formou na área do apoio à terceira idade, promotor da iniciativa, disse que esse projecto foi pensado e concebido com “muito amor e carinho”, determinado em ampliá-lo para pôr à disposição mais serviços de cuidados de saúde.
“Este é um momento de grande importância para nós, e com um sabor diferente. Desde o primeiro momento que abrimos a unidade de saúde almejamos a concepção deste consultório ginecológico e o laboratório de análises clínicas. É um projecto que sonhamos há mais de um ano, tendo em conta a demanda a nível nacional, pelo que sentimos no dever de fazer a nossa parte”, manifestou.
“Este projecto de ginecologia vai permitir às mulheres terem acesso aos cuidados ginecológicos, que são fundamentais, e o laboratório também vai permitir à associação acelerar a resposta aos diagnósticos e, com certeza, a vida das pessoas da comunidade vai melhorar. É um projecto abençoado, concebido com muito amor”, frisou.
SC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar