
Porto Novo, 12 Dez (Inforpress) – A expansão das redes de distribuição de água no interior do município do Porto Novo está a preocupar a autarquia porto-novense, que já discutiu esta matéria com a empresa Água de Santo Antão, soube-se junto da câmara municipal.
A presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Elisa Pinheiro, aproveitou um encontro, quinta-feira, com uma delegação de Águas de Santo Antão para defender a necessidade de expansão das redes de água no interior deste concelho.
O encontro serviu ainda para discutir aspectos relacionados com a cobertura das populações com água potável, a construção do reservatório em Lajedos e de uma conduta que liga as zonas de Fundão e Casa de Meio.
Outras matérias foram abordadas, quais sejam, a identificação das áreas prioritárias para expansão dos serviços, o ajustamento de uma tarifa para consumo doméstico e comercial e a gestão conjunta dos camiões de transporte e distribuição de água e o modelo de transferência de recursos relativos à taxa de lixo.
O abastecimento de água ao Planalto Leste foi também tema da reunião.
Porto Novo foi contemplado com um projecto co-financiado pelo Sistema das Nações Unidas e cooperação luxemburguesa para a melhoria do fornecimento de água às comunidades rurais.
Fonte da Câmara Municipal do Porto Novo disse à Inforpress que os preparativos estão a ser ultimados para o lançamento do projecto, que consiste na construção de depósitos e na ligação domiciliária nas comunidades rurais.
Várias comunidades rurais no concelho do Porto Novo têm estado a reivindicar a ligação de água domiciliária, como são os casos de Dominguinhas, Jorge Luís, Planalto Norte e Chã de Branquinho.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar