Planalto Leste: Amupal quer ser parceira da ADAD em projectos que minimizem efeitos das mudanças climáticas

Inicio | Ambiente
Planalto Leste: Amupal quer ser parceira da ADAD em projectos que minimizem efeitos das mudanças climáticas
07/12/25 - 11:22 am

Porto Novo, 07 Dez (Inforpress) – A Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), em Santo Antão, manifestou interesse em colaborar com a Associação Para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD) na implementação de projectos destinados a minimizar o impacto das mudanças climáticas nesse planalto.

A garantia foi dada pela presidente da Amupal, Josefa Sousa, na sequência de uma recente visita de uma equipa da ADAD ao Planalto Leste, que procurava estabelecer parcerias para um possível projecto ambiental na área florestal.

A equipa da ADAD, que também se reuniu com o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) na Ribeira Grande, esteve em Santo Antão a mobilizar apoios para um projecto focado na restauração do ecossistema florestal em zonas afectadas por incêndios.

A Amupal, segundo Josefa Sousa, sugeriu uma área em Águas das Caldeiras, no Planalto Leste, que foi já alvo de incêndios, a qual precisa ser recuperada, com remoção de espécies invasoras, construção de banquetas, reflorestação, entre outras intervenções.

Para a concretização deste projecto, a ADAD pretende ainda contar com o Ministério da Agricultura e Ambiente e com a Fundação de Defesa, Preservação e Promoção do Desenvolvimento Ambiental Integrado e Sustentável de Santo Antão (Fundamental).

A Amupal tem sido parceira do MAA na recuperação das zonas afectadas pelos incêndios no perímetro florestal do Planalto Leste e ainda da Associação para a Defesa do Património de Mértola, Portugal, na preservação de espécies endémicas e na promoção de sistemas agroflorestais.

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar