PM destaca parceria com a câmara e arranque de novos investimentos na visita de dois dias a Santa Cruz

Inicio | Política
PM destaca parceria com a câmara e arranque de novos investimentos na visita de dois dias a Santa Cruz
01/12/25 - 10:19 pm

Pedra Badejo, 01 Dez (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, iniciou hoje uma visita de dois dias ao município de Santa Cruz, com uma agenda “forte” centrada em investimentos estruturantes nos domínios da habitação, agricultura, turismo, desporto e juventude,

Em declarações à imprensa, Ulisses Correia e Silva  afirmou que a visita mostra que o concelho “está no caminho certo” do desenvolvimento sustentável e inclusivo, descascando a “boa parceria” com o poder local, que, disse, ‘tem produzido resultados visíveis na transformação do município na última década e sustentado novos projectos em curso.

Durante o primeiro dia de visita, foram assinados dois protocolos tidos como “importantes” pelo governante, sendo um relativo à transferência de propriedade de casas a moradores de Boaventura, realojados aquando da construção da barragem de Figueira Gorda, e outro que visa a criação de um parque agro-industrial em Santa Cruz.

O primeiro-ministro sublinhou que estes instrumentos se inserem numa estratégia mais ampla, onde as infra-estruturas públicas servem de alavanca ao investimento privado, com impactos na criação de emprego e rendimento, reforçando o papel de Santa Cruz no desenvolvimento da ilha de Santiago.

Ao longo do dia, a agenda incluiu visitas a várias obras estruturantes e iniciativas em curso no concelho, entre as quais projectos de requalificação urbana e ambiental, estradas, habitação social, investimentos turísticos e equipamentos sociais.

No capítulo da habitação, apontou a construção de 12 moradias de habitação social numa primeira fase, com terreno já disponibilizado pela câmara para uma segunda fase, dirigida sobretudo a jovens que ainda não conseguiram satisfazer a necessidade de casa própria.

A visita integrou ainda a avaliação de um projecto que o Governo vem lançando em vários municípios, relacionado com a valorização turística e ambiental de aldeias rurais.

“É pegar em lugares com potencial, melhorar, reabilitar casas, garantir saneamento e água e preparar essas casas para receber turistas. Tudo isso é extremamente importante”, reforçou o chefe do Executivo, que terá também encontros com operadores económicos, investidores e jovens.

Outro ponto central da deslocação foi a dessalinizadora destinada à produção de água para a agricultura e pecuária, cuja obra se encontra, segundo o primeiro-ministro, numa fase avançada.

“Esperamos que no início do próximo ano, em Janeiro ou, no máximo, Fevereiro, esteja em operação. O objectivo é reduzir a dependência da chuva e garantir uma agricultura mais sustentável através de água dessalinizada”, explicou, lembrando que, apesar das chuvas “extraordinárias” de Novembro, o País precisa de soluções alternativas para enfrentar a irregularidade climática.

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, salientou a ambição do concelho em ver concretizado o parque agro-industrial, sublinhando a ligação estratégica com a central dessalinizadora, por ser a água o factor determinante para dinamizar os sectores da agricultura e pecuária.

No domínio do desporto, foi igualmente celebrado um protocolo para a conclusão de três campos relvados, resposta a uma antiga reivindicação da juventude local por mais espaços adequados à prática desportiva, sobretudo do futebol.

DVJMV

Inforpress/Fim

Partilhar