
Cidade da Praia, 25 Nov (Inforpress) - O Banco de Cabo Verde (BCV) anunciou segunda-feira que deliberou não se opor ao projecto de aquisição de 59,81% das acções e direitos de voto do Banco Comercial do Atlântico (BCA) pela Coris Holding, S.A., sediada no Burkina Faso.
A decisão do conselho de administração do BCV foi tomada na sessão ordinária de 20 de Novembro, após a análise do pedido submetido em Junho de 2024, cumprindo a legislação que rege a actividade das instituições financeiras no país.
A operação decorre da selecção da proposta da Coris Holding pelo Governo português, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 47/2024, e do acordo firmado em Maio de 2024 entre a Caixa Geral de Depósitos e o Banco Interatlântico para a venda da totalidade das acções que detêm no BCA, transação sujeita à autorização das autoridades cabo-verdianas.
Segundo o banco central, a avaliação do processo exigiu diligências adicionais devido à complexidade da estrutura da Coris Holding, que possui filiais em várias jurisdições, e à dimensão do BCA, classificado como banco de importância sistémica nacional (D-SIB).
Durante o processo, foram analisados os critérios de idoneidade do proposto adquirente e do seu beneficiário efetivo, a sua solidez financeira e eventuais riscos associados a práticas de branqueamento de capitais ou financiamento do terrorismo. De acordo com o regulador, não foram identificados indícios que colocassem em causa esses requisitos.
O BCV esclarece ainda que as dúvidas iniciais relacionadas com a garantia de um exercício eficaz de supervisão foram ultrapassadas com elementos adicionais apresentados no decurso da instrução do processo.
A autoridade reguladora informa que o projecto de aquisição deverá ser concluído dentro do prazo estabelecido pela entidade supervisora.
RL/CP
Inforpress/Fim
Partilhar