
São Filipe, 24 Nov (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo e a comunidade de Chã das Caldeiras homenagearam no domingo, 23, o casal austríaco Klaus Zimmermann e Gerda Frick pela amizade, dedicação e apoio contínuo ao desenvolvimento da localidade.
O casal, que chegou à ilha do Fogo e Chã das Caldeiras em particular no ano de 1999, tem mantido contacto permanente com a comunidade e mobilizado recursos para apoiar no seu desenvolvimento.
O reconhecimento consistiu na atribuição de reconhecimento por mais de duas décadas de apoio contínuo, sobretudo nos sectores da saúde e da cultura com promoção de artistas locais, e um quadro do artista de Chã das Caldeiras, Nhô Djonsinho, já falecido, mas tido como símbolo cultural de grande valor para a comunidade.
Durante a cerimónia, o Município de Santa Catarina do Fogo, através do seu presidente, Manuel Teixeira, anunciou a intenção de atribuir o nome do casal a uma das ruas de Chã das Caldeiras, gesto que simboliza “o profundo apreço e gratidão” do município e da ilha do Fogo para com o casal.
O presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo sublinhou que como representante do município “jamais poderia deixar de reconhecer este momento”, destacando que o casal Zimmermann, embora natural da Áustria, “é de Chã das Caldeiras e do Fogo, são filhos desta ilha”.
Segundo a mesma fonte, a homenagem perpetua um legado construído ao longo de anos e serve de inspiração para as futuras gerações.
A comunidade recordou o contributo determinante do casal desde 1999, ano em que começou a visitar regularmente a ilha.
Entre os apoios mais marcantes estão a reconstrução do antigo posto sanitário, em 2011, e a colocação de uma enfermeira, apoio posterior à construção do novo posto de saúde, após o anterior ter sido destruído pela erupção de 23 de Novembro de 2014, apoio a artistas locais, facilitando deslocações à Áustria para gravações de CD e actuações musicais.
O presidente reforçou que este reconhecimento simboliza também a continuidade do trabalho desenvolvido na localidade.
Klaus Zimmermann agradeceu a distinção, expressando a sua “profunda gratidão pela morabeza, amizade e acolhimento” que sempre recebeu da população de Chã das Caldeiras.
A decisão de atribuir o nome do casal a uma das ruas da localidade pretende “eternizar esta relação única” entre Chã das Caldeiras, o Fogo e o casal austríaco que, ao longo de anos, se tornou parte integrante da comunidade.
O casal fundou em 2007 uma associação denominada “Nos ku nhôs” que mobiliza fundos na Áustria e noutros países europeus para apoiar iniciativas em Chã das Caldeiras.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar