Santo Antão: Época alta do turismo marcada pela chegada diariamente de grupos de turistas à ilha

Inicio | Economia
Santo Antão: Época alta do turismo marcada pela chegada diariamente de grupos de turistas à ilha
19/11/25 - 12:42 pm

Porto Novo, 19 Nov (Inforpress) – A época alta do turismo em Santo Antão, iniciada em Outubro, tem sido marcada até agora pela chegada praticamente todos os dias de grupos de turistas de diversas nacionalidades à ilha, constatou a Inforpress.

Os dois ferryboats que operam na linha São Vicente-Porto Novo-São Vicente trazem a bordo, diariamente, vários grupos de turistas, sobretudo do Norte da Europa, de países como França, Bélgica e Alemanha, que procuram Santo Antão neste período do ano para a prática de trekking, ou seja, caminhadas em trilhas, o principal produto turístico desta ilha.

Além do trekking, a ilha começa a ser procurada também para a prática de ‘mountain bikes’, um outro produto que parece estar a suscitar interesse dos visitantes, conforme avançaram alguns operadores turísticos.

Entre os serviços mais procurados pelos turistas estão as caminhadas pelas trilhas em busca do contacto com a natureza, afigurando-se ainda as experiências gastronómicas com sabores locais e as vivências culturais autênticas como outros produtos.

Na temporada 2024-2025 procuraram Santo Antão mais de 40 mil turistas e, ao que tudo indica, este fluxo de turistas tem aumentado de ano para ano, facto confirmado pelo próprio Governo, que informou que Santo Antão “é uma das ilhas onde o turismo tem registado maior crescimento”.

O posto de turismo do Porto Novo regozijou-se também com a crescente procura de Santo Antão pelos amantes do turismo ambiental ao longo da temporada, que começa em Outubro e vai até Maio.

Um outro segmento que parece estar a crescer em Santo Antão é o turismo de cruzeiros, que somente neste mês de Novembro trouxe a esta ilha mais de 600 visitantes, número que vai aumentar ainda mais com a escala, este domingo, 23, de mais um navio de cruzeiro, MS Hamburg. 

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar