
Porto Novo, 19 Nov (Inforpress) – O centro de cuidados para idosos da cidade do Porto Novo, em Santo Antão, dispõe actualmente de um sistema fotovoltaico instalado no âmbito de uma missão académica da Universidade do Mindelo a este município.
A informação foi avançada hoje pela Câmara Municipal do Porto Novo, que adiantou que a missão, que decorreu nos últimos dias, envolveu os estudantes do curso de licenciatura em Energias Renováveis, que também procederam à automatizaram do sino do ex-ciclo preparatório e repararam o circuito elétrico do centro juvenil local, tornando-se esses espaços mais sustentáveis e funcionais.
No âmbito da missão, foram também realizadas visitas às instalações da empresa Águas de Porto Novo e à central fotovoltaica de Santo Antão, além da realização de palestras para 105 alunos no domínio da educação ambiental, com o propósito de despertar o interesse pelas energias renováveis.
Porto Novo é um município muito conhecido pelo forte investimento feito, nos últimos 13 anos, nas energias renováveis, iniciado a partir da aldeia de Monte Trigo, primeira comunidade em Cabo Verde electrificada, em 2012, a 100 por cento (%) com energia solar.
Praticamente todos sistemas de fornecimento de água para consumo e irrigação no concelho estão equipados com sistemas fotovoltaicos e várias comunidades foram eletrificados com energia solar.
Nesta altura, Porto Novo recebe o maior investimento uma vez realizado em Santo Antão nas energias renováveis, o parque solar desta ilha, com capacidade para 1.200 Kwp (quilowatts), uma obra orçada em 360 mil contos, que está já na fase de conclusão, financiada pelo Banco Mundial.
Em 2019, este município recebeu uma central fotovoltaica com potência de 80 KWp, instalada no âmbito do projecto de captação e distribuição de água às zonas altas, financiado de 253 mil contos, através do programa Millennium Challenge Account (MCA).
A aposta nas energias renováveis no município do Porto Novo incide tanto na electrificação das comunidades, como na produção de água para consumo, agricultura e para a promoção do sector pesqueiro, através da produção de gelo para a conservação do pescado.
Dados avançados pelo Governo estimam que até 2030 a ilha de Santo Antão deverá receber investimentos nas energias renováveis que ultrapassam um milhão de contos.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar