
Ribeira Brava, 18 Nov (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, destacou hoje o potencial agrícola e cultural de São Nicolau e apelou ao Governo para “continuar os esforços” na resolução dos problemas de transportes que afetam a ilha.
Em declarações à imprensa após visitar as localidades de Fragata, Ribeira Prata e Praia Branca, no município do Tarrafal, Correia destacou “o grande potencial agrícola” dessas zonas, que, segundo ele, se for bem aproveitado, “poderá ser transformado em potencial económico”.
“Em primeira mão, a questão do desencravamento é fundamental para transformar os recursos locais em recursos económicos que possam servir não só à localidade, às famílias, mas também todo São Nicolau e todo Cabo Verde”, frisou
Por outro lado, Austelino Correia reconheceu os desafios de mobilidade da ilha, aproveitando a oportunidade para encorajar o Governo a dar continuidade aos trabalhos para resolver o problema dos transportes em São Nicolau.
Segundo o mesmo, o problema dos transportes não é “fáceis de se resolver em Cabo Verde”, tendo em conta o carácter arquipelágico do país, que “cria bastante problema de mobilidade”
Contudo, destacou, é preciso fazer um ‘forcing’ no sentido de continuar a resolver esses problemas.
Pelo que disse acreditar que com o reforço dos transportes aéreos e marítimos a ilha vai ser “muito promissora e vai dar um salto económico importante” para o desenvolvimento de Cabo Verde”.
Durante a visita, Austelino Correia conversou com agricultores que sofreram prejuízos devido às fortes chuvas de 11 de Agosto, tendo registado danos em plantações, propriedades e vias de acesso.
Segundo avançou, apesar dos impactos “um pouco desastrosos”, as autoridades têm estado próximas da população.
“O Governo já esteve cá, a câmara sempre esteve presente e o Presidente da República também já esteve. Queremos proteger as pessoas e constatar ‘in loco’ a situação por que passam. Há um levantamento feito pela câmara em colaboração com o Governo e vai haver apoio aos agricultores e à população. Os trabalhos emergenciais já foram feitos e agora vamos aguardar pelos trabalhos mais profundos, que exigem mais recursos e mais tempo”, garantiu.
A visita terminou na Casa da Morna, na Praia Branca, onde o presidente da Assembleia Nacional destacou a importância da preservação da história e da cultura cabo-verdiana.
“São Nicolau tem uma trajetória cultural muito forte e é fundamental que os jovens conheçam essa história para reforçar a nossa identidade”, finalizou.
WM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar