
Cidade da Praia, 24 Out (Inforpress) - O curta-metragem “A Carga”, do realizador cabo-verdiano Igor Varela, será exibido este sábado, 25 de Outubro, no Centro Cultural de Cabo Verde, em Portugal.
De acordo com uma nota divulgada pela produção, o filme é um drama psicológico que acompanha dois jovens apanhados numa situação limite, onde um golpe de sorte se transforma num pesadelo, levando-os a envolver-se no tráfico de droga na esperança de mudar de vida.
A história evidencia “como a ambição, a necessidade e as pressões sociais podem influenciar decisões que colocam em causa a amizade, a confiança e até os próprios valores”, refere o comunicado.
“A Carga” aborda ainda temas actuais como a ilusão de uma vida fácil, as consequências das más escolhas e as mentiras que os jovens contam a si próprios para justificar determinados caminhos.
Além da dimensão social, o filme explora o lado emocional e íntimo das relações, a dignidade, o amor e a lealdade posta à prova quando há dinheiro e perigo em jogo.
Com tensão emocional e dilemas morais, o curta-metragem explora o limite entre a confiança e a traição, tendo como eixos centrais a coragem, a lealdade e as consequências das escolhas num momento decisivo.
Natural da ilha de Santiago e actualmente residente em Portugal, Igor Varela é realizador, actor, escritor e modelo.
Através da arte, procura dar voz à sociedade e, em especial, ao povo afrodescendente, explorando narrativas sobre identidade, pertença e resistência.
Co-realizador e intérprete em “A Carga”, Varela encontra-se no último ano da licenciatura em Teatro e Cinema na escola In Impetus, e continua a desenvolver projectos que unem cinema, moda e escrita como formas de expressão e afirmação cultural.
TC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar